Principal 20/10/2021 07:48

Turra se posiciona contra o passaporte vacinal

Para o deputado, a nova medida coloca empecilhos na retomada das atividades econômicas


Na  segunda-feira (18), começou a valer no Estado uma norma que exige a apresentação de passaporte vacinal do Covid-19 para a entrada em eventos como competições esportivas, festas e outras atividades. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS), a determinação é uma estratégia para garantir a ampla imunização dos gaúchos. Entretanto, o passaporte vacinal não é obrigatório em todo o território nacional e ainda não tem apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Para o deputado Sérgio Turra (Progressistas), a obrigatoriedade do passaporte coloca empecilhos na retomada das atividades econômicas. “É uma medida que mais atrapalha do que ajuda. Mais uma burocracia e intromissão do nosso Estado, que cria dificuldades aos empresários e embaraços aos cidadãos. Atualmente, não existe nenhuma obrigação legal que faça as pessoas se vacinarem. Quem não se vacinou, terá sua liberdade tolhida? ”, indaga.

 

Turra esclarece que é totalmente a favor da vacinação e apoia o incentivo da imunização em massa. “Isso, sim, é fundamental para que possamos ter mais segurança para a retomada das atividades e controle do coronavírus”.

 

O parlamentar explica que, no Rio Grande do Sul, a vacinação em adultos já atingiu a marca de 93% com, no mínimo, a primeira dose. Porém, sabe-se que a vacina não inibe o contágio e a transmissão do vírus por completo. “Então, a estratégia se torna falha. É mais eficaz medir a temperatura nas entradas dos eventos do que apresentar o passaporte”, explica.

 

Segundo a diretora do departamento de Imunização, Vacinas e Produtos Biológicos da OMS, Kate O'Brien, ainda não se sabe o quanto as vacinas ajudam a interromper a transmissão do coronavírus. Por isso, até agora, o principal efeito tem sido evitar casos graves de Covid-19, e não necessariamente em evitar a transmissão da doença.

 

“Por tudo isso, precisamos repensar esta medida. Estamos em um momento em que a economia exige força, para que possamos dar a volta na crise e gerar mais empregos e renda. A nova norma do governo, além de violar a Constituição Federal e criar uma segregação entre vacinados e não vacinados, ainda inibe esta retomada econômica”, conclui o deputado.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/turra-se-posiciona-contra-o-passaporte-vacinal/33982
Copiar URL Compartilhar