Nos dias 8 e 9 de novembro, centenas de atletas participaram da 12ª edição das Olimpíadas Escolares de Karatê. O evento reuniu no Ginásio Jatyr Francisco Foresti, 1.044 estudantes de Marau e região, sendo a maior Olimpíada Escolar de Karatê-do do Rio Grande do Sul.
A programação contou com disputas das categorias até 5 anos, 6 e 7 anos, 8 e 9 anos, 10 e 11 anos, 12 e 13 anos, 14 e 15 anos e 16 e 17 anos. Em ambos os dias, as lutas aconteceram em seis tatames de forma simultânea.
O evento esportivo reuniu escolas de Marau, municípios vizinhos e até participantes de fora do Estado, somando a presença de 198 escolas e 47 municípios. Para o professor Juarez da Silva, coordenador do projeto Shobu-kan de Karate, a forte participação dos atletas e a grandiosidade do evento mostra o motivo de Marau ser a Capital Gaúcha do Karatê-do tradicional”.
O professor Douglas Albano, que lidera o projeto de Karate em Vila Maria através do CRAS, fez uma reflexão emocionante sobre a participação dos alunos: “A coragem e o esforço demonstrados por cada um foi inspiradores. Ver nossos alunos competindo com tanto brilho e determinação realmente encheu nossos corações de orgulho. Independentemente dos resultados, cada um mostrou que o mais importante é se esforçar e aprender com a experiência.”
A competição teve a chancela da 7ª Coordenadoria Regional de Educação e Prefeitura Municipal de Marau e teve a Supervisão da Federação Sul-Riograndense de Karate-Do Tradicional e Japan Karate Association do Rio Grande do Sul.
Confira a classificação geral por escola:
1º Escola Cidade Nova/Venâncio Aires 1.125 pontos.
2º Escola Anchieta/Marau 8.75 pontos.
3º Escola Cristo Rei/Marau 8.25 pontos.
Classificação por município:
1º Marau 5.775 pontos
2º Venâncio Aires 2.250 pontos
3º Passo Fundo 1.400 pontos
Patrocínios
Foram patrocinadores: IESTA, Transportadora Sana, Evidence Lumin, FISIODERM, Spenassatto Uniformes Esportivos, Sublimes e Sonhos, Dr. Márcio Mezzomo (grupo do joelho, MOT/HCR)
Fotos: @darges_creations