Principal 13/07/2021

13 de julho: Dia do Bombeiro Voluntário

Corpo de Bombeiros de Marau atende 8,3 chamados/dia


A  nobre missão de salvar vidas  é parte do dia-a-dia do bombeiro. Em Marau, ela é cumprida pela Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Marau que, nas situações em que o medo e o perigo se fazem presentes, estão sempre apostos para serem a mão que ajuda a comunidade da região.

Nesta terça-feira, dia 13 de julho, é lembrado o Dia Estadual do Bombeiro Voluntário. A data é celebrada desde 2018, quando foi instaurada a lei que oficializa a data. A marca é a lembrança e, também, uma forma de valorização pelas pessoas que diariamente buscam ajudar ao próximo, nas mais diversas situações, seja no trânsito, incêndios, acidentes ou adversidades e urgências - e com isso tem a gratidão da sociedade.

A gente se orgulha em poder dizer para nossos filhos que exercemos essa função e que temos essa profissão que é ser bombeiro. A compensação não vem final do mês com a remuneração, mas no dia-a-dia com o muito obrigado das pessoas que você pode ajudar”. É desta forma que o comandante do Corpo de Bombeiros de Marau, Paulo Mello, resume a gratidão por exercer a profissão.

    

Atuação em Marau e região

A sede central do Corpo de Bombeiros de Marau foi inaugurada oficialmente em fevereiro de 2005 e, há mais de 16 anos, atua na Rua Honorino Pereira Borges. Além disso, em agosto de 2017, para ampliação dos atendimentos e melhor logística, aconteceu também a inauguração da sede norte. Atualmente, além de Marau, a corporação também atende os municípios de Vila Maria, Camargo, Gentil, Nicolau Vergueiro e Casca.

 

Efetivo e estrutura

A corporação conta com 25 bombeiros efetivos, além de 26 bombeiros voluntários.  Ainda, possui uma frota dedicada aos atendimentos. Além de EPIs, recentemente foi adquirida uma nova ambulância, em parceria com a comunidade, empresários e Poder Público.  A frota hoje conta com três ambulâncias, três caminhões de combate a incêndio, uma viatura de resgate veicular, uma viatura de salvamento e transporte de animais, além de além de duas viaturas de uso logístico.

 

Bombeiros na comunidade 

 Em alusão à data, neste mês algumas ações serão realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Marau. Devido à pandemia da covid-19, as ações são pontuais e seguirão todos os protocolos de segurança e saúde. Desta forma, ainda nesta semana são agendadas visitas às escolas do município. Todas as visitas são previamente combinadas e terão público reduzido, conforme estão ocorrendo as aulas presenciais. O ojbetivo da visita é estreitar laços entre corporação e comunidade, além de esclarecer dúvidas e trazer informações aos alunos marauenses. Além disso, no dia 31 de julho, sábado, integrantes da corporação irão realizar uma ação de doação de sangue no Hemopasso em Passo Fundo.

 

Média é de 8,3 atendimentos/dia

O trabalho do Corpo de Bombeiros Voluntários de Marau é incansável e é possível perceber isso através dos números. Apenas no primeiro semestre deste ano, de janeiro a junho de 2021, a corporação atendeu a 1.487 chamados, o que significa uma média de 248 atendimentos por mês e, por dia, uma média de 8,3 chamados. De forma geral, os atendimentos se dividem em três segmentos: primeiros socorros (APH - Atendimento Pré-Hospitalar), incêndios e outros.

Os primeiros socorros correspondem ao trabalho de resgate e salvamento de pessoas nas mais diversas circunstâncias, tais como: acidentes veiculares, maus súbitos, quedas, partos, tudo que envolva trabalho qualificado e equipamento de suporte vital, realizado com ambulância e socorristas; foi responsável por 91% dos chamados, ou seja, 1.350 atendimentos.

Já o combate a incêndios constitui-se em defesa patrimonial e de vidas e atende-se a sinistros em residências e instalações comerciais, além de veículos a preservação do meio ambiente através de combates à incêndios florestais e em terrenos baldios, além de queima de lixo - estes constituem 80% dos combates à incêndios. O combate à incêndio foi responsável por 3% dos chamados, ou seja, 41 chamados no primeiro semestre.

Ainda, outros atendimentos são lavagem de pista, retirada de fonte de perigo, destelhamentos, alagamentos, salvamento de animais, vazamento de gás de cozinha, entre outros e foi responsável por 6% dos chamados até o momento, ou seja, 96 chamados.

Além disso, entre os atendimentos citados, de janeiro a junho de 2021 a corporação atendeu a 139 acidentes de trânsito, destes 63 envolvendo carros, 55 envolvendo motos e 21 envolvendo bicicletas ou atropelamentos.

 

Confira o vídeo:

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/13-de-julho--dia-do-bombeiro-voluntario/33247
Copiar URL Compartilhar