A Atitus Educação fortalece a inovação e o empreendedorismo ao se tornar mantenedora da Eleva, incubadora e aceleradora da Semente Negócios, empresa que integra o Ecossistema Atitus. O lançamento da primeira unidade da Eleva ocorreu nesta quinta-feira (10), em Passo Fundo, no Instituto Aliança Empresarial, que passa a sediar oficialmente a estrutura da incubadora.
A iniciativa, que também conta com o Sicredi e TOTVS como mantenedores, posiciona Passo Fundo como ponto de partida de uma rede nacional de incubadoras, que será replicada em outra cidades e regiões do Brasil como: Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Lucas do Rio Verde (MT), Irecê (BA) e Porto Velho (RO).
No evento de lançamento, foi divulgado o primeiro edital para seleção de startups interessadas em participar da jornada de incubação e aceleração. Startups em fase de operação e tração podem se inscrever a partir dos critérios estabelecidos no edital, disponível no site da Semente Negócios (sementenegocios.com.br/eleva/). A cada seis meses, um novo ciclo de
seleção é realizado, ou seja, a jornada recebe até cinco novas startups neste período.
A Eleva está instalada no terceiro pavimento do Hub Aliança, espaço anteriormente utilizado pela Atitus Educação, e conta com uma estrutura para acompanhamento de startups, como equipe técnica, mentorias especializadas e acesso a redes de investidores.
O programa Eleva também integrará a Trilha de Empreendedorismo da Atitus, tendo como porta de entrada a disciplina de Desafio do Empreendedorismo, assinada pela Eleva/Semente. Nela, os estudantes serão apresentados a temas como comportamento empreendedor, além de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de novos negócios, como modelagem de negócios, análise de mercado, branding, modelos de gestão e finanças. Ao se somar à Trilha, o programa Eleva reforça a estratégia de Employer University, consolidando e fortalecendo a jornada empreendedora na Atitus.
O vice-presidente Acadêmico da Atitus Educação, Luciano Reolon, destaca que a iniciativa está alinhada ao propósito institucional de formar profissionais protagonistas e comprometidos com a transformação da sociedade. "A Trilha de Empreendedorismo e o programa Eleva reforçam o papel da Atitus como uma instituição conectada com os desafios do mercado. Promover o desenvolvimento de negócios inovadores e socialmente relevantes é parte do nosso compromisso acadêmico", afirma Reolon.
De acordo com César Costa, CEO do Grupo Semente Negócios, a Eleva nasce com o objetivo de conectar talentos, soluções e capital em torno das oportunidades do Norte Gaúcho. "É um espaço para transformar ideias em negócios viáveis e de impacto. A incubadora oferece uma jornada completa, com trilhas de desenvolvimento, mentorias, consultorias e visibilidade para as startups", afirma.
O programa de incubação tem duração de até dois anos, com quatro fases de desenvolvimento. As startups passam por diagnóstico inicial, criação de plano de trabalho, acompanhamento quinzenal, avaliação de resultados e, ao final, podem ser graduadas ou descontinuadas com base na performance.
A Eleva integra o projeto "Passo para o Futuro", pacto que une instituições públicas, privadas, universidades e organizações do terceiro setor em prol da consolidação de Passo Fundo como polo de inovação com alcance global. O Instituto Aliança Empresarial é parceiro estratégico na implementação da incubadora na cidade.