Principal 26/08/2025

Banco Vermelho foi inaugurado em Casca em alusão ao Agosto Lilás

Este ano, município registrou seis casos de lesão corporal e 12 ameaças contra mulheres


Com a presença de autoridades de diferentes segmentos da sociedade, foi inaugurado na tarde de segunda-feira (25), o Banco Vermelho, em Casca. A iniciativa integra a programação do Agosto Lilás e visa chamar a atenção de todos que circulam pela cidade para a importância de estarem alertas às situações de violência contra as mulheres.

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, atualizados em 5 de agosto deste ano, mostram que, até o momento, em Casca foram registrados seis casos de lesão corporal e 12 casos de ameaça contra mulheres. Ao longo de todo o ano de 2024, foram 17 registros de ameaça; um estupro e 10 casos de lesão corporal. Embora os índices sejam considerados baixos no município, os membros do COMDIM reforçam que é fundamental manter ações de prevenção e orientação.

Além do inaugurado na tarde de segunda-feira, outros bancos de tamanhos menores serão instalados em áreas de grande circulação de pessoas. Neles constam frases de conscientização, além de contatos de emergência para denúncias e suporte às vítimas, buscando estimular a reflexão coletiva sobre a urgência de prevenir e combater a violência contra as mulheres.

A ação atende ao que determina a Lei Federal nº 14.942/2024, que institui o Projeto Banco Vermelho em todo o país, reforçando que a luta contra a violência de gênero é um compromisso de toda a sociedade. Além dos bancos, o prédio da prefeitura e a Rua Coberta estão iluminados com as cores lilás, em alusão à campanha.

Ligue 180 para denúncias na Central de Atendimento à Mulher ou 190 na Brigada Militar.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/banco-vermelho-foi-inaugurado-em-casca-em-alusao-ao-agosto-lilas/43404
Copiar URL Compartilhar