A Brigada Militar enviou uma nota à imprensa na manhã desta quarta-feira (17/12) a fim de alertar os proprietários de caminhonetes para o aumento significativo de furtos de veículos registrados na região nas últimas semanas. Segundo a BM, as ações criminosas são praticadas, em sua maioria, por quadrilhas oriundas de Passo Fundo e de municípios próximos, que atuam de forma organizada, com ramificações interestaduais.
Os alvos preferenciais desses grupos são caminhonetes de maior valor comercial, amplamente utilizadas na região. O modus operandi empregado demonstra elevado grau de sofisticação, com o uso de dispositivos eletrônicos capazes de destravar os veículos sem disparar o alarme e dar partida no motor, simulando o uso da chave original, o que dificulta a percepção imediata do furto.
Somente em Marau e municípios próximos, já foram registrados mais de dez furtos com esse mesmo padrão de execução. Muitos dos veículos foram recuperados pelas forças de segurança. Em alguns casos, após o furto, criminosos entram em contato com as vítimas exigindo pagamento de valores para a suposta devolução do veículo, sob ameaça de incendiá-lo. Ressalta-se que, em determinadas situações, trata-se de golpe, praticado por terceiros que não têm qualquer vínculo com o furto nem estão na posse do veículo, explorando o momento de fragilidade das vítimas.
Na madrugada desta quarta-feira (17/12), uma caminhonete furtada em Marau foi recuperada em Santa Rosa, em ação da Patrulha Ambiental da Brigada Militar. O veículo estava sendo deslocado com destino à Argentina. Dias antes, outra caminhonete furtada em Marau foi localizada no estado do Mato Grosso do Sul, quando estava sendo levada para o Paraguai.
A corporação repassa algumas orientações de segurança aos proprietários de caminhonetes:
- Priorizar o estacionamento em locais fechados, iluminados e com vigilância;
- Utilizar travas mecânicas adicionais, como bloqueadores de volante, câmbio ou pedais;
- Instalar e manter ativos sistemas de rastreamento veicular;
- Evitar deixar o veículo por longos períodos em via pública, especialmente durante a madrugada;
- Desconfiar de contatos exigindo pagamento após o furto e não realizar transferências sem orientação policial;
- Em caso de furto ou tentativa, registrar imediatamente a ocorrência, repassando todas as informações disponíveis.
A Brigada Militar informa que os órgãos de segurança pública estão atuando de forma integrada e intensiva no combate e no desmantelamento dessas quadrilhas, por meio de ações de inteligência e policiamento ostensivo. Em situações suspeitas, a comunidade pode ligar pelo 190 e comunicar a polícia.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM