Principal 22/07/2025

Brigada Militar de Marau é contemplada com equipamentos

Entrega é viabilizada através de parcerias com Sicredi, Ministério Público e CONSEPRO


A Brigada Militar de Marau recebeu reforços em sua infraestrutura e equipamentos de trabalho por meio de duas parcerias: uma com o Fundo Social 2025 do Sicredi Aliança RS/SC/ES e outra com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, através de recursos oriundos de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). As ações foram articuladas com o apoio do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) do município.

Com os recursos destinados pelo Fundo Social do Sicredi, o 3º Esquadrão da Brigada Militar, pertencente ao 3º RPMon, adquiriu três climatizadores de ar de 24.000 BTU e seis conjuntos de torniquetes táticos com porta-torniquetes. Os climatizadores serão instalados na sala de instruções da fração, proporcionando um ambiente mais adequado para treinamentos e capacitações dos policiais militares. Já os torniquetes — dispositivos usados em emergências para estancar hemorragias — são equipamentos essenciais no cotidiano do serviço policial, contribuindo para salvar vidas em ocorrências de alto risco, tanto de civis quanto dos próprios policiais.

A destinação de um computador pelo Ministério Público decorre de um Acordo de Não Persecução Penal, instrumento previsto no artigo 28-A do Código de Processo Penal. Esse tipo de acordo pode ser firmado pelo Ministério Público com o investigado em crimes de menor potencial ofensivo, como alternativa ao processo penal, mediante o cumprimento de determinadas condições, entre elas a destinação de bens ou recursos a entidades públicas ou sociais. Neste caso, o equipamento beneficiará diretamente os trabalhos administrativos e operacionais da Brigada Militar local.

O Fundo Social Sicredi tem como objetivo apoiar projetos de interesse coletivo, com foco no desenvolvimento das comunidades onde a cooperativa está inserida. A iniciativa reforça a importância da participação ativa da sociedade civil e das instituições locais no fortalecimento da segurança pública, através do fomento a estruturas adequadas para a qualificação do serviço prestado à população.

O comandante do 3º Esquadrão, Cap PM Rudimar Pereira Aires, destacou a importância das parcerias para o bom desempenho da atividade policial: "A qualidade do nosso trabalho depende diretamente da estrutura e dos equipamentos que temos à disposição. Um ambiente bem climatizado contribui para o aproveitamento dos treinamentos, e o uso de torniquetes em situações reais pode ser decisivo entre a vida e a morte. Essas doações fazem a diferença no dia a dia da tropa”.

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/brigada-militar-de-marau-e-contemplada-com-equipamentos/43162
Copiar URL Compartilhar