Nesta quinta-feira (16/10), a Brigada Militar, através do 3° Batalhão Ambiental (BABM), flagrou a destruição de vegetação nativa, em três áreas distintas, no interior do município de Nova Alvorada.
Após receber denúncias referentes a desmatamentos no município, os policiais militares, utilizando o drone, constataram, em três propriedades, a supressão de vegetação nativa, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, totalizando uma área de 45.900 metros quadrados. Em duas propriedades as intervenções atingiram áreas de preservação permanente (APP).
Os responsáveis pelas áreas não possuíam licença ou autorização do órgão ambiental competente, logo, diante dos crimes ambientais, foram lavrados os, respectivos, Boletins de Ocorrências Policiais.
O uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) ou drones permite o monitoramento, em tempo real, de grandes áreas, detectando atividades ilegais como, desmatamento, extração mineral, poluição, caça e pesca predatória. Através das imagens e vídeos, os drones fornecem evidências legais do dano ou crime. Além disso, os drones são uma ferramenta tecnológica importante para a proteção e preservação do meio ambiente.
Crédito: Comunicação Social 3º BABM