Nesta quarta-feira (10/12), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou Operação na Barragem de Ernestina, nos municípios de Nicolau Vergueiro e Ernestina.
Durante a ação, as equipes do 3º BABM atuaram no patrulhamento aquático com o objetivo de coibir e prevenir crimes ambientais na Barragem. As atividades foram direcionadas para áreas específicas, pela água e também por terra, tendo como foco atuar na prevenção e proteção do período do defeso da Piracema.
Os policiais militares realizaram abordagens a veículos, a embarcações e a indivíduos que se encontravam na Barragem. Durante a navegação, os agentes retiraram 150 metros de redes de pesca, inseridas ilegalmente, no ambiente aquático.
O petrecho foi apreendido e, oportunamente, será destruído.
IMPORTANTE: O defeso da piracema é a proibição temporária da pesca para proteger os peixes durante sua migração reprodutiva. O período iniciou em 1º de outubro e seguirá até 31 de janeiro de 2026. Durante esse período, é proibido o uso de redes, tarrafas e espinhéis, bem como há restrição para a pesca embarcada. Os pescadores profissionais têm direito ao seguro-defeso, pago pelo Governo Federal.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM