Na última sessão ordinária do ano, realizada na noite desta segunda-feira (29/12), ocorreu a eleição da Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Marau em 2026. Foi submetida à apreciação do plenário a única chapa protocolada, que recebeu oito votos favoráveis, sendo aprovada pela maioria dos vereadores.
A Mesa Diretora para o próximo ano fica assim constituída: Alberto Trichez (MDB) assume a presidência da Casa Legislativa; a vereadora Josiane Bedin (MDB) ocupará o cargo de vice-presidente; a vereadora Bete Dall’Acqua Alban (PL) será a primeira secretária; e o vereador Laércio Zancan (PSB) exercerá a função de segundo secretário.
De acordo com Alberto, a Mesa Diretora foi construída de forma plural, visando garantir um Legislativo com diferentes pontos de vista, que construa em conjunto. “A presidência não pertence a um partido, pertence à Câmara, e nosso objetivo é criar um ambiente de respeito, transparência e responsabilidade, com espaço para a oposição também contribuir nas tomadas de decisão”.
Conforme o Regimento Interno, o mês de janeiro será de recesso legislativo, com retorno das sessões ordinárias previsto para o dia 2 de fevereiro de 2026. Para atuar durante este período, foi formada uma Comissão Representativa com um representante de cada partido mais o presidente da Casa. Ficaram definidos os seguintes nomes: Bete, Délcio Sandri, Fredi Andrigo, Josiane Bedin, Laércio Zancan e Alberto Trichez.
Compete à Comissão Representativa zelar pelas prerrogativas do Poder Legislativo, assegurar a observância da Lei Orgânica do Município, autorizar o prefeito e o vice-prefeito a se ausentarem do município, bem como convocar extraordinariamente a Câmara em casos de urgência ou de relevante interesse público.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM