A sessão legislativa do dia 21 de julho marcou um avanço na preservação das tradições marauenses. De iniciativa da vereadora Josiane Bedin, foi aprovado por unanimidade o projeto que reconhece a cantoria “Cantanti de la Colonia” como Patrimônio Cultural Imaterial do município.
A Cantoria “Cantanti de la Colonia” mantém viva a tradição das músicas italianas entoadas por famílias de imigrantes, seja nos encontros comunitários conhecidos como Filó, seja em reuniões festivas entre amigos. São grupos de cantores, que, de forma voluntária e espontânea, reúnem-se para celebrar, através do canto folclórico, a memória e os valores herdados dos antepassados italianos que colonizaram a região.
Na tribuna, Josiane Bedin destacou que o desenvolvimento de uma cidade vai além de obras físicas. “A gente tem que valorizar as nossas potencialidades, o ser humano, a nossa cultura, de onde nós viemos. Valorizar as nossas origens. E instituindo a cantoria como patrimônio cultural imaterial de Marau, nós temos um grande ganho cultural e de reconhecimento das famílias que originaram a nossa cidade”, ressaltou.
Durante a sessão, o Grupo Cinque Amicci, que é formado por Ademar Camera, Agenor Longo, Gelci Benedetti, Honorino Benedetti, Claudio Triches e Pedro Piccini, acompanhou a votação e realizou uma apresentação especial para os vereadores e demais público que acompanhava a sessão.