A Secretaria Estadual da Saúde informou, na noite de quarta-feira (8), que existe um caso suspeito de intoxicação por metanol em Passo Fundo. A paciente é uma mulher de 20 anos que deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) após consumir uísque. Inicialmente, a comunicação do governo estadual havia informado que se tratava de um homem, mas a informação foi corrigida por autoridades locais na manhã desta quinta-feira (9).
A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde acompanha o caso. Amostras foram coletadas para exames laboratoriais que irão confirmar ou descartar a presença de metanol. O resultado deve sair na sexta-feira (10). Ainda não está claro se a bebida contaminada foi ingerida em Passo Fundo, em outro município ou até mesmo fora do estado.
Com este, o Rio Grande do Sul registra um caso confirmado de intoxicação por metanol até o momento. Outros três casos seguem sob investigação, nos municípios de Novo Hamburgo, Porto Alegre e Passo Fundo. Três suspeitas já foram descartadas.
Confirmado
Homem, 42 anos, de Porto Alegre: consumiu caipirinhas de vodca em São Paulo (SP) no dia 26/9. Apresentou sintomas como febre, dor abdominal e dor de cabeça entre 12 e 24 horas após o consumo. Também relatou visão turva e alteração na percepção de cores. De volta ao Rio Grande do Sul, foi atendido na emergência do Hospital São Lucas da PUCRS no dia 30/9, onde recebeu tratamento e foi liberado.
Em investigação
Homem, 21 anos, de Novo Hamburgo
Homem, 23 anos, de Porto Alegre
Homem, 20 anos, de Passo Fundo
Com informações, Governo do RS e Rádio Uirapuru.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM