Nesta sexta-feira, 25 de julho, é comemorado o Dia do Colono e do Motorista. Embora a data seja unificada, o Dia do Colono surgiu em 1924, em celebração ao centenário da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul. Já o Dia do Motorista foi oficialmente instituído por meio do Decreto nº 63.461 em outubro de 1968.
Para homenagear ambas as classes, a reportagem da Vang FM e Jornal de Marau ouviu profissionais que contribuem para que o fortalecimento daqueles que produzem alimentos e levam até a mesa dos cidadãos. Confira o que diz sobre, o Presidente da Cooral Logística, Cleuberto Demarchi, o Presidente da Cotramar, Aluísio Saggin, e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau, Silvio Borghetti.
Cleuberto Demarchi - Presidente da Cooral Logística
"O Dia do Motorista é uma das datas mais importantes do ano para a Cooral. É a oportunidade de celebrar e reconhecer a relevância de cada um desses profissionais, que enfrentam desafios diários e são os verdadeiros agentes do progresso da nossa nação, movendo pessoas e bens.
Nesse contexto, a Cooral atua ativamente na valorização e melhoria das condições de trabalho da categoria. Oferecendo suporte, treinamentos, promovendo feiras e atividades pontuais. Nossas ações, alicerçadas em princípios cooperativistas, visam a eficiência organizacional e o apoio contínuo ao desenvolvimento profissional de cada motorista. Dia a dia, reafirmamos nosso compromisso com quem transporta o Brasil, construindo um futuro com mais dignidade e oportunidades"
Aluísio Saggin - Presidente Cotramar Cooperativa de Transportes
"Para a Cotramar, esse dia é muito mais que uma celebração. É a data para reforçar a importância dos caminhoneiros para a economia do nosso país. Com 80% do transporte nacional dependendo das rodovias, valorizar essa categoria é fundamental, ainda mais com a preocupante redução desses profissionais. Nesse cenário, a Cotramar atua intensamente para defender e aprimorar as condições de trabalho. Buscamos constantemente oferecer suporte: garantindo melhores fretes, preços diferenciados em combustíveis e insumos. Nosso foco em maiores volumes de carga não só aumenta a rentabilidade, como também permite ao motorista retornar mais rápido para casa, desfrutando de mais tempo com a família. Pois se o motorista trabalha com mais dignidade, consequentemente ele trabalha mais e em melhores condições, a nossa cooperativa cresce e todos ganham"
Silvio Borghetti - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
"É fundamental valorizarmos essas duas classes tão importantes: os colonos e os motoristas. Em especial, o colono, que tem uma história de luta e superação. Muitos vieram da Europa enfrentando dificuldades imensas e foram os responsáveis por desbravar o nosso estado e construir, com trabalho e coragem, as bases da nossa agricultura. Por isso, essa data é tão significativa. Esses trabalhadores têm uma representatividade muito grande no contexto social e econômico, principalmente pela missão de produzir alimentos para o nosso país. Por isso, parabenizamos todos os colonos e motoristas pelo seu dia, em nome do nosso Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau. Nossa entidade tem atuado fortemente na defesa dos direitos desses trabalhadores, em parceria com a FETAG, a CONTAG e demais sindicatos. Temos nos empenhado na criação e fortalecimento de políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e dignidade de vida no campo
Entre as nossas frentes de atuação, podemos destacar:
Apoio diante das intempéries climáticas, que têm impactado a produção nos últimos anos; Incentivo à agro industrialização e à habitação rural, com programas que beneficiam principalmente os jovens, como o subsídio de até 30% nos custos de moradia; Programas como o Troca-Troca de sementes, que em Marau já distribuiu mais de 500 sacas, além do Troca-Troca de forrageiras; Conquistas importantes como a outorga da água, recentemente sancionada pelo governador, e isenções que facilitam o acesso a recursos; E no âmbito federal, temos atuado fortemente em pautas como a securitização de dívidas, o Plano Safra e o Proagro, que são fundamentais para reduzir custos e garantir condições de produção no campo. Seguiremos firmes, lutando por mais avanços e reconhecimento para essas categorias que tanto contribuem com o desenvolvimento do nosso município, do estado e do país."