Principal 16/04/2024 14:17

Combate ao bullying e cyberbullying é tema de campanha do Conselho Tutelar

Aproximadamente 2 mil estudantes de Marau participaram das atividades


O Conselho Tutelar de Marau realizou uma campanha que visou combater o Bullying e o Cyberbullying, entre os dias 18 de março a 11 de abril. As atividades foram realizadas nas turmas de 5º ao 9º ano das escolas municipais, atingindo o total de 1.858 alunos, sendo 874 no turno da manhã e 984 no turno da tarde. O objetivo, segundo o órgão, é de estender a ação para as demais escolas do município. A iniciativa é baseada na Lei 14.811/2024 que instituiu medidas de proteção à criança e ao adolescente contra esses dois tipos de violência.

O bullying é a prática repetitiva e conhecida como intimidação ordenada com atos de violência física, psicológica, expressões preconceituosas, piadas inconvenientes, ameaças por quaisquer meio, apelidos pejorativos, humilhações, discriminações. Os danos causados pelo bullying podem ser profundos, como a depressão, distúrbios comportamentais, baixa autoestima, evasão escolar e até mesmo o suicídio.

Já o cyberbullying é a versão eletrônica do Bullying, praticada por meio de agressões utilizando a internet (redes sociais) para os atos de violência.

Escola deve intervir, e cabe aos pais monitorarem: A escola, ao reconhecer a existência destas práticas, deve intervir, realizando encaminhamentos adequados e orientando os alunos na prática do respeito e do uso responsável dos recursos tecnológicos. Além disso, deve traçar estratégias para enfrentamento destas situações e realizar, sempre que possível, parcerias com instituições ligadas com a educação e direito.

Cabe aos pais monitorarem a utilização da internet usada pelos filhos e prestar atenção aos comportamentos. Ainda, devem orientar ao respeito às diferenças e ao uso responsável dos meios tecnológicos, informando quanto à responsabilização dos crimes praticados e suas formas de comprovações e práticas. É necessário criar ambientes de confiança entre pais e filhos para que se compartilhe situações de desconforto causadas por bullying ou cyberbullying caso estiverem passando por isso. Também se orienta para que procurem ajuda profissional sempre que se perceberem alterações comportamentais dos filhos, como isolamento, tristezas, raiva, irritabilidade, alterações no apetite ou sono, baixo rendimento escolar ou evasão.

Atendimento: O Conselho Tutelar de Marau está situado na Rua Bento Gonçalves, 59 Térreo, Edifício São Lucas, nas proximidades do HCR. Contatos podem ser feitos pelo (54) 3342 4390 ou 9 9621 6748.

Os conselheiros tutelares do município são: Rocheli Beatriz Zanin, Roseli Cristina da Silva, Valderose Piccinini Orsato, Edson Girardi Bueno e Volmir Santin.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/combate-ao-bullying-e-cyberbullying-e-tema-de-campanha-do-conselho-tutelar/39353
Copiar URL Compartilhar