Principal 30/10/2024

Comissão de Trânsito apresenta relatório

Grupo de trabalho analisou o sistema de trânsito de Marau


A Brigada Militar - Esquadrão Marau divulgou na tarde desta quarta-feira (30), o Relatório de Análise das Causas dos Acidentes de Trânsito em Marau. O trabalho foi elaborado por uma comissão formada por representantes de diversos setores da sociedade. A análise dos dados coletados entre 1º de fevereiro e 31 de agosto, junto a fatores sociais e estruturais, possibilitará formar propostas concretas para a melhoria da segurança viária na cidade.

Fizeram parte a Prefeitura Municipal, BM, Conselho de Trânsito, Corpo de Bombeiros, ACIM, Polícia Civil, OAB, Transportes de Passageiros, Engenheiros e Arquitetos, Departamento de Planejamento, Câmara de Vereadores e Indústria Alimentícia do município.

De acordo com o Comandante da Brigada Militar, Capitão Aires é resposta a uma solicitação da administração municipal. “Durante os trabalhos a comissão identificou uma série de questões que têm contribuído para o aumento da sinistralidade, especialmente após a implementação do sistema binário”, explicou.

Em trecho do relatório, a análise sugere que “o aumento dos sinistros de trânsito é observado após a implementação do sistema binário e está diretamente relacionado à dificuldade de adaptação dos motoristas e pedestres às novas normas vigentes. Mudanças no fluxo viário, como a reestruturação das vias e a introdução de novas regras de circulação, frequentemente geram um período inicial de confusão e ajuste por parte dos ocupantes das vias. Contudo, com o tempo e à medida que as pessoas se familiarizarem com as novas diretrizes, espera-se uma redução natural no número de acidentes. A chave para acelerar essa transição está no fortalecimento da conscientização e na promoção de um comportamento responsável no trânsito, complementado por campanhas educativas e fiscalização adequada”, diz o documento.

O documento também traz informações sobre a concentração de acidentes em cruzamentos, atropelamentos fatais e excesso de velocidade, limitação da fiscalização da Brigada Militar, congestionamento nas vias arteriais, ausência de redutores eletrônicos de velocidade, faixas de segurança elevadas, criação de rotatórias, etc.

Durante a análise o grupo notou quais as causas que contribuem para os acidentes no município.  Na conclusão o documento eles citam por exemplo que, “o aumento gradativo de acidentes, os congestionamentos em horários de pico e a concentração de acidentes em cruzamentos destacam a necessidade de uma reavaliação das infraestruturas e práticas de trânsito na cidade. A ausência de redutores eletrônicos de velocidade, juntamente com a limitação da fiscalização da Brigada Militar, evidenciam lacunas significativas que precisam ser abordadas para garantir a segurança de motoristas e pedestres”.

Confira o Relatório completo aqui.

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/comissao-de-transito-apresenta-relatorio/40980
Copiar URL Compartilhar