Entre os dias 22 de julho e 5 de agosto de 2025, uma comitiva da Associazione Internazionale Trevisani Nel Mondo de Santo Antônio do Palma esteve em visita oficial à Itália, onde participou de uma agenda cultural, institucional e de intercâmbio com entidades italianas.
A delegação foi composta pela presidente Eglae Pagotto e pelos membros Adelir Schiavon, Elton Pagotto, Jacson Vicenzi e Enzo Tedesco. O grupo esteve presente na 32ª edição do Cansiglio Day, tradicional evento realizado na Província de Treviso, que reuniu representações da Trevisani Nel Mondo de diversos países. A comitiva brasileira foi acompanhada pelo presidente mundial da associação, senador Franco Conte.
Durante a estadia, o grupo visitou o Parlamento da Região do Vêneto, onde se encontrou com os deputados regionais Roberto Bet e Giovanni Puppato. Além disso, manteve diálogos com prefeitos de diferentes municípios da Província de Treviso, discutindo possibilidades para a formalização de futuros pactos de amizade entre cidades italianas e brasileiras.
Um dos momentos mais significativos da viagem foi o encontro com representantes das seções da Trevisani Nel Mondo de Pederobba e Codognè. Em Pederobba, a comitiva foi recepcionada pelo presidente Rafael Marchese e por Maria Antonietta Perozzo, representante da prefeitura local. Já em Codognè, o grupo foi acolhido pelo presidente Giovanni Cisera e pela prefeita Jessica Masini.
Nesses encontros, foi realizada a entrega simbólica das cartas escritas por estudantes brasileiros aos estudantes italianos, como parte do projeto “Laços de Tinta”, que visa promover o intercâmbio cultural e educacional entre jovens dos dois países. As respostas dos alunos italianos estão previstas para os próximos meses.
Além das atividades institucionais, a comitiva visitou museus e pontos históricos em cidades emblemáticas como Roma, Treviso, Veneza, Belluno e Verona. A agenda também incluiu tratativas sobre um concurso literário que será promovido nas escolas dos municípios de Gentil e Santo Antônio do Palma, em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A iniciativa terá apoio do Consulado Italiano Honorário de Passo Fundo e do COMVERS – Comitato Veneto do Rio Grande do Sul.
Outro destaque da viagem foi a apresentação do livro "Colônia de Guaporé, últimos imigrantes", de autoria do escritor e membro da Trevisani de Santo Antônio do Palma, Jacson Vicenzi.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM