Principal 21/08/2026

Conselho Municipal de Bem-Estar Animal é oficialmente instalado em Marau

COMBEA reúne representantes do Poder Público e da sociedade civil


O município de Marau deu um novo passo para fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar animal. Foi realizada nesta sexta-feira, 21/08, a sessão de posse e instalação do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA), ato realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal.

A solenidade contou com a participação da prefeita Naura Bordignon, que destacou a importância do Conselho como espaço de participação social, diálogo e construção conjunta de ações voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais no município.

A composição do COMBEA reúne representantes do Poder Público e da sociedade civil, envolvendo entidades ligadas à proteção e ao bem-estar animal, segurança pública, classe médico-veterinária e órgãos da Administração Municipal. Durante o evento, os conselheiros foram apresentados e, na sequência, empossados, mediante assinatura dos respectivos Termos de Posse.

Também foi realizada a eleição da Diretoria do COMBEA, conforme as disposições previstas na legislação municipal e no Regimento Interno do Conselho. Desta forma, a diretoria fica composta por: Carolina Geraldi, representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, como presidente; Marina Zuccolot, representante da Associação Patas Protetoras, como vice-presidente; Taísa Bassi Dal Asta, representante do Gabinete da Prefeita, como secretária.

Na oportunidade, também foram discutidas questões relacionadas à organização inicial e ao funcionamento do Conselho, além de temas e sugestões que deverão integrar a agenda de trabalho do COMBEA.

A criação e instalação do Conselho fazem parte das medidas previstas pela Lei Municipal nº 6.594, de 16 de junho de 2026, que institui a Política de Bem-Estar Animal de Marau e cria, entre outras estruturas, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, o Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA), o Fundo de Bem-Estar Animal (FUMBEA) e o Banco de Rações.

Conforme estabelecido pela legislação, o COMBEA realizará reuniões ordinárias mensalmente e poderá se reunir extraordinariamente sempre que convocado pelo presidente.

Com a instalação, o Conselho inicia oficialmente suas atividades, ampliando a participação da sociedade na discussão e no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à proteção, à defesa e ao bem-estar animal em Marau.

O Conselho Municipal de Bem-Estar Animal fica composto da seguinte forma:

TITULAR

SUPLENTE

ENTIDADE

Taísa Bassi Dal Asta

Anderson Webber

Gabinete da Prefeita

Patrícia Reichert

Juliane Zanin

Secretaria Municipal de Educação

Raissa da Silva

Julvan Hemerich

Secretaria Municipal de Saúde

Andreia Brocco

Dagmara Dal Piva

Secretaria Municipal de Finanças

Cinara Boni

Joseane Gasparim

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Solange Durigon

Suzeste Alves Rezende

APAM – Associação de Proteção aos Animais de Marau

Marina Zuccolot de Oliveira

Ana Paula Rodegheri

Associação Patas Protetoras

Roger Dornelles Vaz

Guilherme Stefani dos Santos

Brigada Militar de Marau

Paulo Roberto de Mello

Valdecir José Girardi

Associação de Bombeiros Voluntários de Marau

Carolina Geraldi da Silva

Natália Stéphanie Soares

Conselho Regional de Medicina Veterinária RS

 

 

 

 

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/conselho-municipal-de-bem-estar-animal-e-oficialmente-instalado-em-marau/45947
Copiar URL Compartilhar