A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou dados que colocam a Coprel entre as distribuidoras com tarifas mais baixas e com melhor avaliação dos consumidores no país. Segundo o levantamento disponível no portal de relatórios da agência, a cooperativa tem a 3ª menor tarifa entre as 20 distribuidoras do Rio Grande do Sul e a 8ª entre as 103 do Brasil. O valor é 21% inferior à média nacional.
A Aneel é responsável por definir o preço pago pelos consumidores, levando em conta o mercado atendido, custos operacionais e o valor da energia adquirida pelas distribuidoras. No caso da Coprel, a cooperativa participou de leilões de compra de energia, prática que ajudou a reduzir custos e impactou no preço cobrado aos usuários.
Além das tarifas, a Coprel também teve destaque no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), pesquisa nacional que mede a percepção dos consumidores sobre o serviço de energia elétrica. A cooperativa obteve a 6ª melhor nota entre as distribuidoras brasileiras na última edição do ranking. O estudo avalia temas como qualidade do fornecimento, atendimento e confiança.
Com quase 60 anos de atuação, a Coprel foi criada por agricultores e ampliou, ao longo das décadas, sua presença e serviços, passando a atuar também nos segmentos de geração, comercialização, soluções em energia e telecomunicações.
O presidente da cooperativa, Jânio Vital Stefanello, afirma que os índices são consequência do modelo de gestão cooperativa e da participação dos usuários. Segundo ele, o desempenho está ligado a decisões coletivas e ao controle de custos.
Divulgação: Coprel