O Coral Santa Cecília comemorou nesta segunda-feira (24), 27 anos de fundação em Marau. A comemoração reuniu membros do grupo e imprensa, na sala do Lazer e Convivência, no Prédio Paz & Bem. O momento foi de contar a história do coral, conversar com os presentes e confraternizar.
O grupo é composto por mais de 20 coralistas, que se reúnem para os ensaios semanalmente e se apresentam em diversos eventos no município e região, sob o comando do professor e maestro Lucas Dalvite.
Conheça mais sobre o Coral:
O Coral Santa Cecilia foi fundado em 19 de março de1998, em um encontro promovido por Oneida Poli na casa de Frederico e Assunta Confortin já com a ideia de aproveitar os talentos dentre os descendentes do bisavô regente Francisco Confortin, o Bisnono Checo, e do avô Silvio Maria Confortin, maestro e barítono do Grupo Musical Canto de Marau, da Banda de Antônio Porto e da Primeira Banda Santa Cecília.
Pai de Angelin, Angelina, Anita, Clemente, Eugenio, Florinda, Francisco, Frederico, Maria, Rosina, Tereza, Silvio Maria Confortin legou aos filhos o dom da música, o fervor religioso, bondade de coração, o amor pela família, pelo trabalho e pelas boas amizades.
O objetivo principal do Coral Santa Cecília é conviver e integrar-se através de canções sacras, populares e italianas aos eventos que possam engrandecer a sociedade com manifestações artística e desta forma promover a fraternidade, a justiça e a harmonia entre as pessoas.
Desde a data de 02 de abril de 2018 o Coral Santa Cecilia tem como regente o professor e Maestro Lucas Dalvite, indicado pela Maestrina Zóca Vargas para substitui-la.
O grupo iniciou sob a regência da professora Terezinha Vargas, a Maestrina Zóca, que atuou junto ao Coral por 20 anos, de 19 de marco de 1998 até 26 de março de 2018.
Nomenclatura dos iniciantes:
Frederico Confortin, Alda Confortin e Abraão Volpato, Marineiva Girardelo e Daniel Confortin, Helena Confortin e Elpídio Della Gasperina, Odete Confortin e Osmar Savi, Teresinha Confortin Rigo, Valdir Sozo, Jatir Confortin, Teresinha Confortin Perin Spenassato, Iracema Confortin e Volnei Colussi, Lourdes Ivete Confortin Wreczinski, Adelar Confortin, Silvia Cerato Confortin, Henrique Fernandes, Lourdes Confortin Fernandes (in memoriam), Neri Fernandes (in memoriam), Adauto Cerato Reveilleau, Oneida Poli, Laura Poli, Antônio Caetano e Rosa Andreolla Poli, Ivalina Poli Sandri, Valdir Sandri, Gesir Poli Vanz, Delma Poli, Lurdes Confortin Poli (in memoriam), Cleri Poli Piccoli e Márcia Poli Romani.
Também tiveram passagem pelo coral Santa Cecília Dalziro Spinello, Laurita Durante Guisso, Eder Guisso, Mario Poletto, Olmes Bressiani, Dilson Willig, Jacomina Tonial, Ercoles Formagini, Joice Triches, Lucena dos Reis, Tania Roso, Zulmira Tomasi, Milena Mistura, Zenésio Trevisan, Alexandre Rodrigues, Helena Maia, José Pol, Victorio Luis Bortolini (in memoriam)