A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) reforça a importância do correto uso e da conservação do hidrômetro, equipamento responsável por medir com precisão o volume de água consumido mensalmente pelos clientes. Conhecido popularmente como “relógio da água”, o aparelho é fundamental para o controle do consumo, a identificação de possíveis vazamentos e a garantia de uma cobrança justa na conta de água.
De acordo com a Corsan, cabe ao morador zelar pelo hidrômetro, mantendo o campo de leitura desobstruído e sem realizar qualquer tipo de alteração ou modificação no equipamento, de forma intencional ou não. As novas ligações de água já contam com a instalação da caixa-padrão, posicionada próxima ao passeio público e em local de fácil acesso para os leituristas.
Caso o hidrômetro apresente falhas operacionais, a substituição é realizada pela Companhia sem custos ao cliente, desde que não sejam constatadas irregularidades no aparelho.
Além dos cuidados com o equipamento, a Corsan também orienta os usuários a manterem o cadastro atualizado. Conforme o gerente de Relações Institucionais da Corsan na Região Planalto, Aldomir Santi, dados como telefone e endereço de e-mail precisam estar sempre corretos. “Essas informações são essenciais, pois é por meio delas que a empresa se comunica com os clientes de forma ágil e prática”, ressalta.
A atualização cadastral pode ser feita pelo aplicativo da Corsan, pela Agência Virtual no endereço cliente.corsan.com.br, pelo telefone gratuito 0800 646 6444 ou ainda pelo WhatsApp, no número (51) 99704-6644.