Na tarde do domingo (06), a Avenida Júlio Borella foi palco de um dos momentos mais emocionantes das comemorações dos 70 anos de Marau. O desfile cívico-cultural reuniu entidades, escolas, grupos artísticos e representantes da comunidade para reviver, por meio de alas temáticas e encenações, os principais marcos históricos do município.
Com o tema “Marau de todos os tempos, Marau de todos nós”, o evento fez parte da programação da 36ª Festa Italiana. A prefeita Naura Bordignon - primeira mulher a ocupar o cargo em Marau - e o vice-prefeito Vilmo Zanchin, também participaram da atividade. “A história de Marau é feita por muitas mãos, de diferentes origens e gerações. E hoje, pudemos ver tudo isso desfilando com beleza, respeito e emoção. Foi um momento inesquecível para todos nós”, destacou a prefeita, em sua fala ao final do evento.
Cada ala retratou episódios importantes, desde os povos indígenas que habitavam a região, a chegada dos imigrantes italianos e demais etnias, até os avanços econômicos, sociais e culturais de Marau ao longo de sete décadas. Houve espaço também para homenagens aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, para os municípios filhos de Marau (Camargo, Gentil, Nicolau Vergueiro e Vila Maria), e para os marauenses que completam 70 anos em 2025.
O desfile também valorizou a pluralidade religiosa, a diversidade étnica e a força do esporte local. Um dos pontos altos foi o momento final, com a presença de idosos, crianças e a Caravana da Ilusão, simbolizando as gerações que construíram e continuam a construir a história. Ao final, teve show do Grupo Passiones.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM