A data de 6 de novembro é conhecida como o Dia Nacional do Riso. “Rir é o melhor remédio”. Estudos científicos indicam que esse ditado popular pode estar certo. O tema tem relevância na área da saúde, e por isso, o projeto de extensão Sorriso Voluntário da UPF, tem promovido atividades no ambiente hospitalar com a terapia do riso.
Para falar sobre a temática, ouvimos no quadro Vida Saudável da Vang FM, a Professora de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UPF e coordenadora do projeto Sorriso Voluntário, Cristiane Barelli. A profissional que também interpreta a palhaça Crisbel, conduz acadêmicos voluntários pelos corredores do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo.
As ações tem tornado a relação profissional de saúde/paciente mais humanizada, segura e integral. Os estudantes do projeto têm a missão de levar alegria a pacientes de hemodiálise e enfermarias, por meio de atividades como contação de histórias, piadas e músicas. As ações acontecem nas sextas-feiras e sábados.
O público alvo são pacientes adultos e geriátricos. A Coordenadora Cristiane Barelli explica que a escolha por este público se deu pela grande oferta que já existe de atividades lúdicas na pediatria. “Os pacientes adultos e geriátricos são frequentemente negligenciados em relação à atividades que quebrem a rotina hospitalar e é aí que o Sorriso Voluntário entra em ação. Ocupamos esse espaço de interação com pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital, na tentativa de trazer alegria, divertimento e, se possível, sorrisos”, explicou a coordenadora.
Conforme dados do projeto, de abril a setembro de 2024, cerca de 1200 pessoas já foram impactadas com a “invasão de sorrisos”, entre pacientes, cuidadores e funcionários do Hospital São Vicente de Paulo.
Além das atividades que implicam alegria em ambientes de saúde, os integrantes do projeto tem se dedicado à escuta ativa: “Nosso pano de fundo é um exercício importante para os alunos no sentido de humanização, empatia e compaixão. E percebemos nesses anos de projeto que a maior parte das pessoas quer ser ouvida. Então a gente faz esse exercício de fazer brincadeiras, mas também de ouvir. Sempre digo que nada é mais forte que o olhar atento, os ouvidos atenciosos e o coração disposto”, finalizou a coordenadora.
Saiba mais sobre o projeto
O projeto de extensão Sorriso Voluntário, da Universidade de Passo Fundo (UPF), seleciona estudantes interessados em participar da iniciativa. Os extensionistas têm a missão de levar alegria a pacientes da hemodiálise e enfermarias do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), por meio de atividades educativas e lúdicas, como contação de histórias, piadas e músicas relacionadas à humanização na saúde.
Os estudantes participantes disponibilizam cinco horas semanais para as atividades presenciais do projeto, sendo três horas nas sextas-feiras à tarde (das 14h às 17h) ou aos sábados pela manhã (das 8h30 às 11h30), sempre no mesmo turno/horário e com periodicidade, quinzenal.