Com foco nas tecnologias e inovação para a agricultura familiar gaúcha, a Emater/RS-Ascar participa da 48ª Expointer, de 30 de agosto a 7 de setembro, demonstrando parte do trabalho diário prestado pelos extensionistas rurais nas áreas técnica, agropecuária e social. Neste ano, a Instituição celebra os 70 anos da Extensão Rural e Social com o tema “Emater/RS-Ascar: 70 anos da Extensão Rural e Social na promoção do desenvolvimento rural gaúcho”. Haverá uma exposição da Linha do Tempo da Ascar, desde sua fundação, em 02 de junho de 1955, contando os principais marcos do trabalho da Extensão Rural e Social no Rio Grande do Sul, acompanhando as transformações e a evolução do meio rural gaúcho.
“Neste ano, daremos foco ao manejo conservacionista dos solos, vinculado à Operação Terra Forte, com demonstração das linhas tecnológicas incentivadas por esse programa estadual, como o plantio direto, a recuperação de pastagens, os sistemas de irrigação e os sistemas integrados de produção, como os agroflorestais, que há mais de cinco anos mantemos no espaço Casa da Emater em Esteio”, explica Rodrigo Sasso, coordenador geral da Emater/RS-Ascar na Expointer.
Como novidades na Expointer deste ano, Sasso cita a instalação inédita de uma agroindústria modular de 18 m², que vai demonstrar todo o processo que envolve o funcionamento legal de um empreendimento familiar rural. “Os objetivos dessa estrutura são reduzir os custos de implantação e permitir que mais famílias consigam formalizar a sua agroindústria”, ressalta.
Pela primeira vez, o Fórum Gaúcho de Agricultura Urbana e Periurbana Sustentável estará presente no espaço da Emater/RS-Ascar durante a Expointer, na parcela da Agricultura de Base Ecológica.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM