Nesta semana, a comissão organizadora dos Festejos Farroupilhas de Marau confirmou os nomes que vão representar a celebração em 2025. Ana Júlia Camera e Eleno Ramos, ambos integrantes do CTG Sentinelas do Pago, entidade responsável pela escolha neste ano, foram anunciados como Prenda e Patrono da programação.
A cerimônia de posse será realizada no dia 6 de setembro, durante o XXIII Costelão Fandango, evento que marca a abertura oficial dos festejos no CTG Sentinelas do Pago. Na ocasião, os atuais representantes, Caroline Ribeiro Xavier (Prenda Farroupilha) e Jovino Segala (Patrono), passarão oficialmente os cargos aos novos homenageados. As comemorações seguem até o dia 21 de setembro.
Ana Júlia Camera, acadêmica de Odontologia, iniciou sua jornada no tradicionalismo ainda muito jovem, aos nove anos de idade, e já integrou todas as invernadas de danças tradicionalistas, além de, há 13 anos, também ser declamadora da entidade que representa.
Já Eleno Ramos, que tem como profissão coordenador de colheita florestal, entrou no tradicionalismo impulsionado pelos filhos, nos anos 2000, que ingressaram nas invernadas artísticas da entidade que representa. Neste período, ocupou diversos cargos dentro da entidade, como coordenador artístico e capaz, além de fazer parte das comissões organizadoras dos eventos tradicionalistas da cidade, como Rodeio Internacional, Festa Campeira e os próprios Festejos Farroupilhas.
Neste ano, o tema da programação será “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”. A escolha destaca a relevância do radialista, especialmente por meio do programa que marcou época no rádio. Já o patrono estadual é Mário Barboza de Mattos, engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico que esteve presente na formação do MTG.
Em Marau, a lista de eventos oficiais será divulgada em breve e contam com diversos momentos tradicionalistas, artísticos e culturais. No município, os Festejos Farroupilhas são organizados em parceria entre o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, e entidades tradicionalistas: CTG Sentinelas do Pago (campeira e artística), CTG Felipe Portinho (campeira e artística), Grupo de Artes Nativa Capitão João Lamaison, PL Galpão da Amizade, GTCC Anita Garibaldi, PL Filhos de Soledade, PL Sentinelas do Capingui, PL Tropeiros dos Pampas, PL Potro Xucro, GTCC Potro Sem Dono, GTCC Última Tropeada, GTCC Sepé Tiaraju e PL os Parceiros.
Imagem: Divulgação