No próximo domingo (7), será lançado, em São Domingos do Sul, o documentário “Servo de Deus: Monsenhor João Benvegnú”, uma produção que resgata a trajetória de fé, dedicação e amor ao próximo de um dos mais importantes líderes religiosos da região.
A obra convida o público a conhecer a vida de Monsenhor João Benvegnú, sacerdote reconhecido por sua atuação pastoral, simplicidade e espiritualidade, que deixou um legado de esperança e devoção. Com sessões gratuitas e abertas à comunidade, a exibição será realizada no Clube União de São Domingos do Sul, com duas opções de horário: às 17h e às 19h.
O documentário conta com direção de Emiliano Ruschel. “Poder contar a história de Monsenhor João Benvegnú é uma honra e uma responsabilidade imensa. Este lançamento em São Domingos do Sul tem um significado especial: é aqui que a trajetória dele começou a transformar vidas e a inspirar gerações. Este documentário é mais do que um registro audiovisual, é uma celebração da fé, da cultura e das raízes da nossa comunidade...”, destacou.
Documentação é entregue em Roma
No dia 29 de agosto, a causa da Beatificação do Servo de Deus Monsenhor João Benvegnú deu mais um passo em sua trajetória. Concluída, há poucas semanas, a fase diocesana, a documentação que reúne os frutos do trabalho foi entregue ao Dicastério das Causas dos Santos, no coração da Igreja, no Vaticano. A entrega solene foi realizada pelo Pe. Eberson Fontana, da Arquidiocese de Passo Fundo, e por Elisandro Guindani, da Diocese de Vacaria.
A partir de agora, o processo entra oficialmente em sua fase romana. Caberá ao Dicastério das Causas dos Santos acolher e examinar o testemunho, os escritos e os sinais de santidade do Servo de Deus João Benvegnú, reunidos e apresentados ao longo da investigação diocesana.
O sacerdote dedicou 51 anos à Paróquia São Domingos. Faleceu em 1986 com fama de santidade, e desde 1987 é homenageado anualmente por uma romaria vocacional que atrai milhares de fiéis. Além da dimensão espiritual, o legado do Monsenhor inclui iniciativas sociais, como a fundação de hospital, escola, usina e transporte comunitário, bem como a formação cristã da comunidade, a promoção das vocações e a devoção à Eucaristia e à Virgem Maria.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM