O projeto de extensão Viver Bem: Educação Financeira para a Terceira Idade realizou na última semana uma ação voltada à conscientização e ao fortalecimento da autonomia financeira das pessoas idosas. A iniciativa é desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da ATITUS, em parceria com o Centro de Lazer e Convivência e a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Marau.
Coordenado pela mestranda Fabiane Maria Malacarne, o projeto tem como propósito promover o bem-estar financeiro de pessoas idosas, oferecendo informações e ferramentas para lidar com desafios como golpes financeiros, superendividamento, consumo consciente e gestão do orçamento pessoal. A equipe responsável também conta com a participação dos professores Dr. Claudionor Guedes Laimer, Dr. Jandir Pauli e Dra. Leila Dal Moro.
A atividade reuniu cerca de 60 idosos no Centro de Lazer e Convivência de Marau. Estiveram presentes representantes das instituições parceiras, entre eles: Mestranda Fabiane Maria Malacarne e Dra. Leila Dal Moro (PPGA/ATITUS), Adriela Balotin Tonin (Secretaria de Desenvolvimento Social), Florencia Cavalheiro Schunke (Centro de Lazer e Convivência) e Norberto Rodrigues (Delegado)
Segundo Fabiane, o projeto desenvolve ações que buscam informar sobre os riscos do crédito consignado, evitar armadilhas financeiras, orientar sobre a identificação de golpes e capacitar os idosos a reconhecer e se proteger da violência financeira.
"As pessoas idosas são frequentemente expostas a práticas abusivas e fraudes financeiras. O projeto visa contribuir socialmente para reduzir essa vulnerabilidade por meio da educação financeira", destaca o professor Claudionor Laimer.