A única empresa interessada na concessão do Aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, será conhecida nesta quinta-feira (25), durante a abertura de envelopes na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. A iniciativa integra um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) coordenado pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha.
Apesar de ser a única proponente, a empresa ainda precisará atender a todos os critérios técnicos e jurídicos exigidos no edital. Caso seja habilitada, a concessão será formalizada em leilão previsto para ocorrer na sexta-feira (26), às 10h, também na B3. O contrato prevê a administração do aeroporto por 30 anos, com a obrigação de realizar investimentos da ordem de R$ 36 milhões em infraestrutura e modernização.
O Aeroporto Lauro Kurtz passou por melhorias em 2022, quando o Governo Federal destinou R$ 45 milhões ao terminal, além de aportes complementares dos governos estadual e municipal. Os recursos foram aplicados em obras na pista, aquisição de equipamentos, construção de um novo terminal de passageiros e outras intervenções.
No entanto, com um movimento que ultrapassa 600 passageiros por dia nos períodos de maior demanda, o aeroporto exige novos investimentos.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM