A fase de envio de propostas para a Consulta Popular 2025 está na reta final. Os cidadãos têm até o próximo domingo (10) para sugerir ações e projetos que poderão integrar o orçamento estadual do próximo ano. A participação é totalmente digital e deve ser feita no portal da Consulta Popular.
Em Marau, segundo o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento - Comude, Flávio Augusto De Conto, uma proposta que já foi cadastrada pelo órgão é a aquisição de equipamentos meteorológicos para serem distribuídos no interior do município. Os cidadãos também podem participar com sugestões e ideias em diversas áreas até o prazo mencionado.
Após o recebimento de propostas, será realizada uma assembleia regional, entre os dias 8 e 26 de setembro, para serem definidas as quatro propostas que irão para a urna do Corede Produção, o qual Marau integra. A última etapa será a votação, de 6 a 10 de outubro, pela internet. Em 2024, Marau não recebeu verba, pois não atingiu o coeficiente de votação necessário.
R$ 60 milhões para os projetos mais votados
Coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Consulta Popular deste ano prevê R$ 60 milhões para os projetos mais votados pela população em todo o Estado. O valor será distribuído entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), que mobilizam a sociedade para definição das prioridades regionais.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM