A terceira edição do projeto Infância Empreendedora, uma parceria entre Prefeitura de Marau e Acim, realizou uma feira na Praça Elpídio Fialho, no sábado (29/11). O evento reuniu 20 empreendimentos criados em sala de aula por estudantes de 6º e 7º anos das escolas municipais, estaduais e particulares de Marau. A execução do projeto é responsabilidade da Miralua Criações, dos produtores Candice Campos e Artur Rodrigues.
O Infância Empreendedora consiste em repassar, ao longo de todo o ano, noções sobre o mundo dos negócios aos adolescentes e incentivá-los a criarem suas empresas fictícias que, no mês de novembro, são apresentadas à comunidade.
A presidente da Acim, Cláudia Lima, destaca que a essência do projeto é despertar, desde cedo, o olhar curioso e criativo das crianças e dos adolescentes para o mundo dos negócios. "Ao vivenciar na prática o processo empreendedor, eles descobrem que são capazes de criar, inovar e transformar ideias em projetos concretos. O aprendizado ganha vida quando os alunos planejam, produzem, organizam e comercializam seus próprios produtos em uma feirinha especialmente preparada para eles. Nesse ambiente dinâmico, exercitam habilidades essenciais como comunicação, cooperação, protagonismo, responsabilidade e a capacidade de enfrentar desafios. Para a Acim, apoiar iniciativas como essa é investir no amanhã. Parabenizamos todos que tornam esse projeto possível e seguimos comprometidos em fomentar ações que inspirem, eduquem e impulsionem o desenvolvimento de Marau", frisa.
"A cada edição do projeto é possível verificar o engajamento dos estudantes para com o produto criado e as alternativas para a produção e a posterior venda. No ano de 2025, ressalto a criatividade, o trabalho em equipe e o empenho em vender e convencer os clientes de que o produto é realmente eficaz. Também toda a dedicação dos professores, das direções das escolas e dos pais que apoiam e acompanham seus filhos em todo o processo. O Infância Empreendedora abre inúmeras possibilidades para que os estudantes tenham um futuro promissor e esse é o desejo de todo e qualquer educador", avaliou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Marau, Maikyeli Orsato Decesaro.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM