Uma novidade foi anunciada no último sábado (02/08), durante o Jantar Italiano realizado no CTG Felipe Portinho, em Marau: o Festival Nacional do Salame será retomado em 2026, com um novo formato e foco em acessibilidade e inovação.
O anúncio foi feito pela prefeita Naura Bordignon, acompanhada do presidente da Rota das Salamarias Deoclecio Riva e do secretário de Cultura, Turismo e Eventos Paulo César Dal Paz. De acordo com a gestora, a reformulação do festival tem como objetivo democratizar o acesso e aproximar ainda mais a comunidade marauense do evento, que é um dos mais tradicionais da região.
"Entendemos que é um verdadeiro presente de aniversário pelos 70 anos de Marau. O Festival do Salame retorna com uma proposta mais democrática, cheia de novidades e pensada para que toda a comunidade possa prestigiar", destacou a prefeita.
Entre as principais mudanças está o fim do modelo de passe livre com consumo liberado. No lugar disso, o festival terá praça de alimentação, onde restaurantes participantes oferecerão pratos específicos à base de salame. O visitante pagará apenas pelo que consumir.
Outra novidade será a criação de um Wine Garden, espaço dedicado à degustação de vinhos, além de uma área de varejo com produtos coloniais e artesanais para comercialização.
O evento será realizado no Parque Lauro Ricieri Bortolon, que contará com o novo pavilhão a ser entregue à comunidade em setembro de 2025. A estrutura do parque também oferecerá estacionamento e outras comodidades para receber os visitantes.
A data oficial do Festival ainda não foi confirmada, mas, segundo os organizadores, os próximos meses serão de intenso planejamento e divulgação das novidades que comporão essa nova fase do evento.