Principal 01/07/2024

Gangue dos cachorros preocupa moradores de Marau

Assunto foi abordado em entrevista com o Promotor de Justiça, Bruno Bonamente


A situação de cães comunitários em Marau, ou já popularmente conhecida como “gangue dos cachorros”, foi abordada em entrevista na manhã na última sexta-feira (28), com o Promotor de Justiça da Comarca de Marau, Bruno Bonamente.

Grupos de cães que vivem às soltas nas ruas acerca do Parque Lauro Ricieri Bortolon, preocupam moradores, que inclusive já relataram ataques dos animais, o que traz medo à comunidade. Entre outros assuntos, o promotor explicou sobre a situação.

“Há anos o Ministério Público tem inquérito civil que acompanha o controle de cães e gatos no município de Marau, e mais recentemente temos acompanhado também o caso dos cães comunitários nas proximidades do Parque Municipal. Esse assunto já é objeto de estudo do MP e com recomendação à prefeitura para que resolva a situação. Temos esta figura do cão comunitário aceitável quando há ausência de conflito social, ou seja, os animais não podem causar mal ao estarem soltos. Então há esta recomendação ao Poder Público Municipal, para que resolva o problema”, explicou o promotor.

Ele colocou ainda que, caso não haja solução, existem ações afirmativas que o Ministério Público pode realizar como impor multa, ou ainda ações alternativas, que em últimos casos, se não houver outras opções, seria a construção de um canil no município. “Mas devemos dizer que espera-se que o município atue nesse local específico, até porque, um outro viés dessas políticas públicas de animais soltos deve ser considerado. Por exemplo, não basta ter alguém que alimente os animais comunitários, precisa-se de um tutor. Quem seria responsabilizado caso acontecesse algum acidente? Quem faria o controle de vacinação destes cães? Então essa política pública envolve várias situações, e quando é feita precisa considerar o ônus e o bônus”, final

O parecer da prefeitura sobre o assunto

Sobre o tema, a Prefeitura Municipal de Marau através do Programa Marau CuidaPet informou que está fazendo inúmeras tentativas pra acabar com o problema. “São animais alimentados e abrigados pela comunidade, mas que nesse caso precisam da intervenção do município devido ao conflito social que ali existe. Por isso, o município está tentando capturar os cães incansavelmente.  Já foi feito tentativas pelos bombeiros, pela PATRAM e nos próximos dias uma equipe especializada juntamente com a Universidade de Passo Fundo vem realizar a captura dos cães. Foram recebidas também reclamações sobre outros cães na mesma região, na qual os tutores já estão sendo responsabilizados por essa negligência, visto que na grande maioria das denúncias recebidas, são animais que possuem responsáveis, e estes respondem pelos cães. É importante citarmos a responsabilidade dos tutores, que deixar os animais em via pública, sem segurança e colocando a segurança da população em risco é sim negligência e necessário denunciar o responsável pelo WhatsApp (54) 9 96935397 ou no fixo 3342-9534”

 

Imagem: Meramente Ilustrativa 

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/gangue-dos-cachorros-preocupa-moradores-de-marau/39944
Copiar URL Compartilhar