Um homem morreu na manhã desta quinta-feira (27/11) após um acidente no porto que abriga a operação da balsa entre Rodeio Bonito e Ametista do Sul. O caso ocorreu por volta das 8h, no local utilizado para a travessia sobre o Rio da Várzea.
Conforme a Brigada Militar, o caminhão envolvido no acidente estava realizando o transporte de pedras até a margem do rio. O material era usado para formar um acesso que permitisse a aproximação da balsa, já que o nível da água está abaixo do normal.
O motorista parou o veículo para conferir o estado dos pneus quando o caminhão, que estava estacionado, começou a andar sozinho. Davi Maciel, de 47 anos, que trabalhava fora da balsa no momento, foi atingido pelo veículo e acabou caindo no rio. Ele recebeu atendimento do SAMU e foi encaminhado ao Hospital São José, em Rodeio Bonito, mas não resistiu aos ferimentos. O condutor do caminhão não se feriu.
Com o acidente, o serviço da balsa foi suspenso, impedindo a passagem de veículos entre os dois municípios. A travessia segue bloqueada. Essa plataforma é, atualmente, a única ligação entre as cidades, já que a ponte que existia no local foi destruída pelas enchentes de 2024.
A Polícia Civil apreendeu o caminhão para análise técnica, coletou registros em vídeo e ouviu o motorista e testemunhas. O condutor relatou que o veículo estava ligado e com o freio acionado quando se movimentou sozinho. O Instituto-Geral de Perícias deve realizar a necropsia, e a investigação busca apurar se houve falha mecânica no caminhão.
Foto: Susi Cristo / Rádio Universal FM