Um incêndio atingiu a unidade da cooperativa Cotrijal, em Almirante Tamandaré do Sul, na manhã desta sexta-feira (21). O foco de fogo foi identificado por volta das 7h45min, em um secador de grãos localizado às margens da RS-801.
De acordo com os Bombeiros Voluntários do município, a CIPA da cooperativa foi a primeira a agir e conseguiu conter cerca de 80% das chamas antes da chegada das equipes de apoio. Minutos depois, os bombeiros voluntários e, na sequência, o caminhão do Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho assumiram o combate.
Dois funcionários, de 21 e 58 anos, precisaram de atendimento após inalar fumaça e foram encaminhados ao Hospital de Carazinho. Ambos estão em estado estável.
O secador atingido estava desligado no momento do incidente. A suspeita é de que uma fagulha ou brasa tenha permanecido dentro da estrutura durante a noite, provocando o fogo, que só foi percebido com a fumaça densa registrada pela manhã.
A contenção completa das chamas exigiu mais de 20 mil litros de água, provenientes do reservatório da própria cooperativa. Em nota oficial divulgada no fim da manhã, a Cotrijal afirmou que se tratou de um princípio de incêndio de pequenas proporções e que a situação foi controlada.
Foto: Bombeiros Voluntários de Almirante Tamandaré / Divulgação