Principal 16/10/2026

Inicia a emergência da soja no RS

Emater/RS-Ascar estima o plantio de 6.645.384 hectares no Estado, e produtividade de 3.183 kg/ha


Iniciou a semeadura de soja da Safra 2026/2027 no Rio Grande do Sul. O plantio é limitado pelas chuvas frequentes, pela elevada umidade do solo e pelo reduzido acesso de máquinas, e se concentra nos locais com autorização para a semeadura antecipada, ou que não estão sujeitos às restrições de financiamentos referentes às normas do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Na maior parte do Estado, quando possível, os produtores priorizaram a dessecação de plantas de cobertura e prepararam as áreas, enquanto aguardam condições mais favoráveis para iniciar ou ampliar a implantação das lavouras. Essa cautela também está relacionada ao risco de necessidade de ressemeadura após as precipitações intensas, considerando os custos envolvidos no estabelecimento da cultura.

De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (15/10) pela Emater/RS-Ascar, na região de Santa Rosa estima-se que 6% da área projetada, de 786.234 hectares, tenha sido semeada. As primeiras lavouras implantadas se concentram em áreas anteriormente em pousio e em propriedades sem vinculação a financiamentos sujeitos às normas do Zarc, utilizando recursos próprios. No RS, a Emater/RS-Ascar estima o plantio de 6.645.384 hectares e produtividade de 3.183 kg/ha.

Na região de Pelotas, as primeiras lavouras de soja foram implantadas em Herval, Canguçu e Piratini. Grande parte das áreas destinadas à cultura continua ocupada por pastagens, e os produtores vêm retirando gradualmente os animais, realizando a dessecação e a preparação das áreas para a semeadura. A projeção de plantio é de 515.970 hectares e a produtividade estimada em 2.606 kg/ha. Já na região de Soledade, a semeadura da soja avançou em ritmo reduzido. Muitas áreas já estão dessecadas e preparadas para receber as sementes. Conforme o calendário do Zarc, o período de implantação se estende até 28/01/2027. Estima-se o cultivo de 487.640 hectares e produtividade de 3.275 kg/ha.

Milho - A semeadura de milho alcança 76% da área projetada para esta safra no RS, que é de 896.401 hectares. As chuvas frequentes, a elevada umidade do solo, a baixa luminosidade e as temperaturas amenas têm restringido o acesso das máquinas e retardado o desenvolvimento inicial das lavouras na maior parte do Estado. A baixa disponibilidade de radiação solar limitou o crescimento das plantas, e os elevados volumes de precipitação podem favorecer a lixiviação de nutrientes. Além disso, os temporais com granizo e ventos fortes provocaram danos em lavouras estabelecidas, comprometendo o estande no Noroeste do Estado. Contudo, parte das lavouras apresenta recuperação satisfatória após os danos iniciais.

Milho silagem - A semeadura evoluiu apenas 3% nos últimos dias, alcançando 53% da área prevista para o Estado, que é de 369.389 hectares. As chuvas frequentes, a elevada umidade do solo, a baixa disponibilidade de radiação solar e as temperaturas amenas têm restringido as operações e retardado o desenvolvimento inicial em algumas áreas. Nas lavouras estabelecidas predominam os estágios vegetativos, que correspondem a 99% da área implantada, e menos de 1% iniciou a floração. A Emater/RS-Ascar estima para o milho silagem uma produtividade média de 38.392 kg/ha.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/inicia-a-emergencia-da-soja-no-rs/46303
Copiar URL Compartilhar