Inovação e tecnologia para dentro das salas de aula. Com este princípio aconteceu nesta segunda-feira (14), na Casa da Cultura de Marau, a cerimônia de apresentação de projeto que viabiliza lousas interativas smarts para as salas de aula da rede municipal de ensino de Marau.
A tela interativa substitui o quadro-negro e possui todas as ferramentas necessárias, como Word, Excel e Paint, além de acesso à Internet.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Simone Costenaro Ribeiro, 20 lousas digitais já foram instaladas nas escolas e nova instalação já está programada para beneficiar todas as escolas municipais. Além disso, estão programados para os dias 16, 17 e 18 de fevereiro, treinamentos para a utilização da nova ferramenta digital de ensino.
“As lousas têm tecnologia touch, com todas as funcionalidades de um computador e possibilidade inclusive de programação de aulas. Nesta primeira aquisição, o município investiu em 35 lousas e já foi encaminhado novo processo para beneficiar todos os 2700 estudantes do ensino fundamental”, explicou Simone.
Ainda de acordo com a Secretária, o que motivou o investimento foi a necessidade de adaptações: “ A pandemia nos traz muitas reflexões e uma delas é que as escolas precisam estar estruturadas e a tecnologia é fundamental neste processo. Tudo o que for possível para proporcionarmos uma equidade e aprendizagem mais qualificada estaremos fazendo. O conhecimento da cultura digital faz parte deste contexto como protagonista”.
Para o Analista de Suporte Deivis Grigol, da empresa que faz a instalação dos novos equipamentos, além da instalação das lousas digitais ser uma tendência, é uma necessidade: “Se pensarmos que o aluno hoje sai de sua casa com um celular nas mãos e com acesso a inúmeros recursos tecnológicos, e ele chega na escola e a estrutura educacional não acompanha esta realidade, não faz sentido. A tecnologia é aliada e não inutiliza nenhum outro tipo de técnica de ensino, mas vem a somar”.
Através da empresa Digital Way Informática que tem sede em Veranópolis-RS, mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul já aderiram à tecnologia de lousas digitais. Marau é uma delas, pioneira na região, com a oferta do recurso nas escolas municipais.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM