O Estado do Rio Grande do Sul, traz dados atualizados ao público sobre o Painel de Hospitalizações relacionadas a Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG. O painel apresenta os principais dados epidemiológicos das hospitalizações, óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave, abordando individualmente, os três principais vírus respiratórios: Influenza, Covid-19, Vírus Sincicial Respiratório (VSR)- envolvidos nas hospitalizações e óbitos por SRAG.
Segundo a base de dados do SIVEP- Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe, no município de Marau os números de 2025, até a data de 17 de junho (última atualização até o fechamento desta matéria), são os seguintes:
Síndrome Respiratória Aguda Grave: 68 hospitalizações, 6 hospitalizações UTI e 9 óbitos.
Influenza: 36 Hospitalizações, 1 hospitalização UTI e 5 óbitos.
Covid-19: 5 hospitalizações, 1 hospitalização em UTI e 3 óbitos.
Vírus Sincicial Respiratório (VSR): 7 hospitalizações, 0 hospitalizações em UIT e 0 óbitos.
Dados gerais dos municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (Passo Fundo)
Referente aos dados da 6ª CRS, região do Planalto, que abrange 28 municípios, os números apontam para:
SRAG: 701 hospitalizações, sendo 29 em UTI e 41 óbitos
Influenza: 208 hospitalizações, sendo 29 em UTI e 23 óbitos.
Covid-19: 25 hospitalizações, sendo 06 em UTI e 6 óbitos.
VSR: 114 hospitalizações, sendo17 em UTI e 1 óbito.
Sobre a coleta de dados
Os dados utilizados são do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), sistema de notificação oficial do Ministério da Saúde, alimentado por serviços de saúde públicos e privados e secretarias municipais de saúde.
Na tabulação das informações são filtradas somente as notificações de residentes do Rio Grande Sul. Os dados são organizados por município de residência, semana epidemiológica de primeiros sintomas, classificação final e perfil epidemiológico (sexo, raça/cor e faixa etária).
Sobre a SRAG
A síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é considerada uma complicação da síndrome gripal. Em geral, a internação hospitalar é indicada devido à presença simultânea de um quadro de síndrome gripal, dispneia/desconforto respiratório e/ou sinais de gravidade, como saturação de O, ≤ 94% em ar ambiente.
Com dados de: ti.saude.rs.gov.br/srag/