Marau reafirmou no último domingo (23/11), sua posição de referência no cenário tradicionalista gaúcho. As equipes dos CTGs Felipe Portinho e Sentinelas do Pago brilharam em Santa Cruz do Sul, na 38ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, o Enart 2025.
Ambas as entidades conquistaram lugar entre os 20 finalistas do maior festival de dança da América Latina. A edição deste ano marcou um momento histórico para o município, com o CTG Sentinelas do Pago assegurando o título de 5º melhor grupo de danças do estado, uma colocação inédita na categoria Danças Tradicionais Força A.
O CTG Felipe Portinho também celebrou um momento inédito ao disputar a final da Força A pela primeira vez em sua trajetória. Além do desempenho nas danças, a entidade garantiu o 3º lugar na competição musical e o 2º lugar na categoria Melhor Música Inédita para Entrada - Força A, com o grupo composto por Josiane e Angelo Bedin, Douglas Vinicius de Brum, Cleberson Marques, Márcio Dutra, Bernardo Dahmer e William Andrade.
As conquistas de Marau no Enart se estenderam às modalidades individuais, onde Sedinei Antonio Richtter, representando o CTG Felipe Portinho, sagrou-se o campeão do Enart 2025 na modalidade declamação com a poesia “Professora de Campanha”, de autoria de Antônio Augusto Fagundes.
Em entrevista à Vang FM, Sedinei relata qual o sentimento pela conquista: “Estou muito feliz. Esta conquista estava buscando há 20 anos. Há 20 anos atrás eu declamava no meu primeiro Enart e sonhava com esse momento. Me dediquei bastante com muito trabalho, com muita humildade e hoje me torno campeão do Enart representando o CTG Felipe Portinho e a cidade de Marau. Obrigado a todos que estiveram comigo”.
Você pode conferir os resultados na íntegra no ENART 2025 aqui.
Foto: Divulgação/ Sedinei Richtter