O I Fórum de Mulheres Imigrantes é realizado nesta quinta-feira (09), na Câmara de Vereadores de Marau. O evento é voltado ao diálogo e à construção de políticas públicas voltadas às mulheres que vivem a experiência da imigração no município.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Marau e busca reunir mulheres de diferentes nacionalidades para compartilhar desafios e perspectivas. “É um momento para dialogarmos e para que cada mulher possa colocar suas vivências. Vamos debater essa política pública, pois Marau acolhe muitas mulheres imigrantes. É um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento das nossas raízes”, destacou a secretária Adriela Balotin Tonin, em entrevista à Rádio Vang.
Entre as participantes está Xiomara Spinoza, representante da comunidade venezuelana em Marau. Em sua fala, ela ressaltou a importância do evento como espaço de escuta e reconhecimento. “Somos muito gratos por essa oportunidade. Agradecemos por nos darem este espaço para contarmos nossas vivências”, afirmou.
O fórum reúne mulheres imigrantes de diversas etnias, incluindo Haiti, Senegal, Cuba, Argentina e Venezuela, e está dividido em dois momentos: pela manhã, as atividades acontecem na Câmara com uma série de palestras e rodas de conversa. Já à tarde, a partir das 13h, as atividades seguem na Arena da Expomarau, com a presença da prefeita, representantes do poder público e lideranças locais.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM