A MetSul Meteorologia projeta a chegada de duas frentes frias ao Sul do Brasil entre esta sexta-feira (16/01) e o domingo (18/01), trazendo mudança significativa nas condições do tempo, com episódios de chuva, instabilidade atmosférica e queda de temperatura. O segundo sistema frontal será mais intenso e antecederá o avanço de uma massa de ar frio mais robusta, responsável por temperaturas abaixo da média para esta época do ano.
O primeiro sistema frontal alcança o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (16) e deve provocar chuva em todas as regiões do estado ao longo do dia. A precipitação, no entanto, será irregular e com grande variabilidade nos volumes, predominando acumulados baixos na maioria das áreas.
Antes da chegada da frente fria, muitas localidades ainda devem registrar horas de sol e forte calor, cenário que favorece a formação de instabilidade mais intensa de forma localizada. Embora os volumes médios de chuva não devam ser elevados, há risco isolado de chuva forte em curto intervalo de tempo. A presença de ar quente à frente do sistema frontal também pode resultar em temporais isolados, com possibilidade de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.
No sábado (17), a frente fria tende a permanecer semi-estacionária sobre o Sul do Brasil. Com o aquecimento diurno, áreas de instabilidade devem voltar a se formar, provocando chuva e temporais isolados nos três estados da região, especialmente entre a tarde e a noite. Em alguns pontos, os volumes podem ser elevados em curto período.
Já o segundo sistema frontal avança entre o domingo (18) e a segunda-feira (20). Ao atingir o Rio Grande do Sul, terá atividade muito limitada, atuando principalmente na mudança da direção dos ventos para o quadrante Sul e na queda das temperaturas. Este sistema, entretanto, deve se acoplar à primeira frente, ainda semi-estacionária, intensificando a chuva especialmente entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná no domingo e em parte da segunda-feira.
Na sequência, no começo da próxima semana, impulsionada por uma massa de ar frio mais intensa, a frente fria avança em direção ao Sudeste do país, levando chuva forte e tempestades para a região. O ar frio associado a este sistema provocará queda acentuada da temperatura, encerrando um período prolongado de calor intenso tanto no Sul quanto no Sudeste do Brasil.
Fonte: MetSul Meteorologia.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM