Após recorrer da decisão do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, o CTG Sentinelas do Pago de Marau obteve a redução para 60 dias na penalidade emitida em decorrência do episódio ocorrido durante o 17º Bochincho Fandangueiro, realizado no dia 12 de abril em Marau. A informação foi confirmada pelo patrão da entidade marauense, Lucio Daniel.
Durante o evento, uma apresentação humorística promoveu escarnio público, zombarias e manifestações de cunho político, atingindo autoridades municipais. O MTG entendeu que houve desrespeito à comunidade local e os princípios fundamentais da Carta de Princípios do movimento e, dessa forma, suspendeu a participação do CTG em eventos oficiais promovidos ou apoiados pelo MTG, Regiões Tradicionalistas e entidades filiadas.
Além disso, o CTG Sentinelas do Pago fica impedido de representar institucionalmente o movimento em qualquer esfera pública ou privada. Contudo, a decisão assegura ou mantém a participação individual de integrantes já classificados no Rodeio Nacional em Cristalina – Goiás, participação da Prenda classificada na Ciranda Estadual e a realização de eventos particulares contratados previamente, sem uso de identidade institucional.
Inicialmente, a suspensão havia sido de 90 dias. Sendo assim, o cumprimento da penalidade iniciou no dia 22 de abril e encerra no dia 22 de junho de 2025.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM