Principal 27/03/2026

Ocorrências da Brigada Militar de Marau

Veja o que foi atendido no município nas últimas 24 horas


26 de março de 2026 (Quinta-feira)

1. Operação Escola Segura (Posto Base) – 07:00 – Centro e Bairro Santa Rita Em cumprimento às diretrizes de segurança escolar, guarnições realizaram policiamento ostensivo e preventivo nas proximidades da Creche Pequeno Aprendiz e da Creche Mágico de Oz. As atividades de Ponto Base visaram garantir a segurança de pais e alunos durante o horário de entrada, transcorrendo sem alterações.

2. Operação Cerco Fechado (Barreira Policial) – 09:30 – Avenida Júlio Borella, Centro Foi executada uma barreira estratégica com foco na repressão de delitos e redução de indicadores criminais na área central. A ação contou com a identificação de indivíduos e fiscalização veicular, sendo concluída sem intercorrências.

3. Policiamento Preventivo Escolar – 10:00 / 11:40 – Escolas Anchieta e IESTA Dando continuidade ao cronograma da Operação Escola Segura, foram realizados patrulhamentos e pontos base estratégicos nas imediações dos estabelecimentos de ensino durante os intervalos e horários de saída. O serviço transcorreu dentro da normalidade em ambos os locais.

4. Sinistro de Trânsito com Danos Materiais (Colisão Traseira) – 13:10 – Avenida Júlio Borella Atendimento de colisão envolvendo um VW Santana e um Citroën C4 Pallas. A condutora do Santana relatou ter parado no semáforo quando foi atingida na traseira pelo condutor do C4, que acreditou que o veículo à frente já havia arrancado. A guarnição realizou o teste de etilômetro em ambos os condutores, com resultados negativos (0,00 mg/L). Houve apenas danos materiais.

5. Infração de Trânsito e Resistência Verbal – 13:30 – Escola Cristo Rei, Centro Durante policiamento da Operação Escola Segura, a guarnição identificou um veículo estacionado em desacordo com a sinalização. Ao ser orientado, o condutor apresentou comportamento exaltado e resistência verbal contra a autoridade policial. Foram lavrados os devidos autos de infração de trânsito conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

6. Operação Cerco Fechado (Barreira Policial) – 16:30 – Avenida Júlio Borella, Centro Foi executada uma barreira estratégica com foco na repressão de delitos e redução de indicadores criminais na área central. A ação contou com a identificação de indivíduos e fiscalização veicular, sendo concluída sem intercorrências.

7. Maus-tratos a Animais (Encaminhamento) – 18:47 – Rua Carlos Alberto Tonin A guarnição atendeu a uma denúncia de maus-tratos a animais, onde um indivíduo de 20 anos teria arremessado artefatos pirotécnicos em direção ao pátio da vizinha com o intuito de assustar cães — um deles idoso e com histórico de convulsões. Diante da reiteração do fato e de registros anteriores, ambas as partes foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de polícia judiciária.

8. Operação Cerco Fechado (Barreira Policial) – 22:03 – Avenida Júlio Borella, Centro Realização de barreira estratégica e patrulhamento ostensivo para redução de índices criminais. Durante a fiscalização, foram abordadas 14 pessoas e 08 veículos. A atividade transcorreu sem a constatação de irregularidades ou ilícitos.

9. Operação Escola Segura (Saída de Alunos) – 22:31 – Escola Estadual Anchieta Execução de Ponto Base (PB) preventivo no perímetro escolar, com foco específico no horário de saída dos estudantes. A ação visou coibir possíveis conflitos e garantir a integridade física de alunos e professores, encerrando-se sem alterações.

10. Averiguação de Perturbação do Sossego – 23:00 – Estrada São Paulo da Cruz A Brigada Militar realizou buscas e patrulhamento tático após denúncia de perturbação envolvendo veículos e pessoas em via pública. Após varredura em todo o loteamento e arredores, nada foi constatado.

27 de março de 2026 (Sexta-feira)

11. Operação Força Total (Saturação de Área) – 00:35 / 05:12 – Centro e Periferia Em cumprimento à Ordem de Serviço de saturação de área, guarnições realizaram patrulhamento dinâmico e pontos de visibilidade na região central, incluindo a Praça Elpídio Fialho, e em bairros periféricos. O objetivo foi o reforço da segurança pública e prevenção de delitos, sem intercorrências registradas.

12. Patrulhamento 24 Horas – 00:43 – Rua Antônio Vilela Intensificação da presença policial nas imediações de estabelecimento comercial com funcionamento 24 horas. A atividade visou a prevenção de desordens e delitos contra o patrimônio, transcorrendo dentro da normalidade.

13. Roubo de Veículo, Lesão Corporal e Recuperação – 03:21 – Bairro Frei Adelar A guarnição localizou um veículo Fiat Mobi capotado e abandonado na Rua Noé Vieira. Simultaneamente, um homem de 32 anos solicitou socorro em um condomínio próximo, relatando ter sido vítima de roubo. Segundo a vítima, um conhecido a quem dava carona deferiu-lhe um golpe de faca no rosto e fugiu com o automóvel, capotando logo em seguida. A vítima foi socorrida ao Hospital Cristo Redentor e o veículo removido ao depósito. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia para investigação.

14. Operação Cerco Fechado e Força Total (Saturação de Área) – Marau/RS Em cumprimento às diretrizes estratégicas de repressão qualificada, as guarnições realizaram ações conjuntas de saturação de área e patrulhamento tático em diversos pontos da área central e perímetros urbanos dos bairros. A operação visou a intensificação do policiamento ostensivo para a redução dos indicadores criminais e aumento da segurança da sociedade. A atividade transcorreu dentro da normalidade, sem a constatação de ilícitos durante as incursões.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/ocorrencias-da-brigada-militar-de-marau/44881
Copiar URL Compartilhar