Principal 29/06/2026

Ocorrências da Brigada Militar

Veja o que foi atendido pela corporação no fim de semana


SÁBADO 27/06

Sinistro de Trânsito com Danos Materiais – 09:45: A guarnição de serviço foi despachada via Sala de Operações para atender uma ocorrência de acidente de trânsito. No local, os policiais militares fizeram contato com os três condutores envolvidos na colisão. Todos os motoristas foram submetidos ao teste do etilômetro, que apresentou resultado negativo para alcoolemia. A guarnição colheu os relatos e realizou o registro da ocorrência.

Ameaça – 19:35: A guarnição de serviço foi despachada via Sala de Operações para verificar uma ocorrência de ameaça entre vizinhos. No local no bairro Angela Borella, os policiais militares constataram que o acusado já havia se retirado, sendo feito contato apenas com a vítima, uma mulher de 56 anos de idade. Ela relatou que estava em frente à sua residência conversando com um amigo quando seu vizinho começou a gritar e proferiu ameaças, afirmando que trabalhava como vigilante e possuía arma de fogo. A solicitante manifestou que se sentiu ameaçada e teme pela sua integridade e de sua família. A guarnição colheu o relato e confeccionou o boletim de atendimento para o devido registro.

Perseguição – 20:48: A guarnição de serviço foi despachada via Sala de Operações para atender uma ocorrência de ameaça no âmbito da Lei Maria da Penha. No local no loteamento solutos, em contato com a solicitante uma mulher de 22 anos, esta informou que o acusado já havia se retirado do local em um automóvel. A vítima relatou que teve um relacionamento casual com o homem e já colocou fim à relação, porém ele se recusa a aceitar o término. Conforme o relato, o indivíduo foi até a residência da vítima sem autorização, tentou forçar a porta e bateu nas janelas, além de monitorar seus passos e manter perseguição e importunação contínuas por meio de mensagens em redes sociais, mesmo após ser bloqueado. A guarnição colheu as informações orientou a mesma e confeccionou o registro da ocorrência.

Ameaça – 20:44: A vítima, um homem de 48 anos, compareceu ao quartel da Brigada Militar para registrar uma ocorrência de ameaça. Ele relatou que trabalhava para uma empresa de guinchos e que, na noite anterior, retornou ao caminhão em que prestava serviço para buscar uma parafusadeira de sua propriedade que havia esquecido. Contudo, o proprietário do estabelecimento passou a acusá-lo de furto e, supostamente a mando deste, um indivíduo que se identificou por telefone enviou mensagens contendo ameaças contra a família da vítima caso a ferramenta não fosse devolvida. O fato foi devidamente documentado para o registro da ocorrência.

DOMINGO 28/06

Violência Doméstica – 05:15: A guarnição de serviço foi despachada via Sala de Operações para atender uma ocorrência no âmbito da Lei Maria da Penha. No local na av Julio Borella centro, uma mulher de 63 anos relatou que seu filho frequentemente realiza ameaças de morte contra ela, sua filha e seu esposo. Na data do fato, o homem chegou à residência da família com comportamento alterado, com indícios de estar sob o efeito de substâncias entorpecentes e álcool. Após iniciar uma discussão, o autor apossou-se de uma tesoura e passou a ameaçar os familiares, fugindo do local antes da chegada da viatura. Diante dos fatos, os policiais militares prestaram apoio à vítima e a conduziram à Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência e demais providências legais.

Averiguação – 13:30: A guarnição de serviço foi despachada via Sala de Operações para averiguar uma denúncia de possível situação de maus-tratos a animal na Rua Império Tessaro, em razão de um cachorro que estaria uivando no pátio de uma residência. No local, os policiais constataram a existência de cães em canil ainda inacabado na parte externa do imóvel, verificando que o espaço se encontrava úmido devido às fortes chuvas. O responsável pelos animais, um jovem de 20 anos, foi identificado e devidamente orientado quanto às condições adequadas de manutenção e bem-estar dos animais, providenciando de imediato a correção das irregularidades e comprometendo-se a realizar as adequações necessárias no abrigo. A ocorrência foi registrada e a situação sanada.

Prisão por Furto Arrombamento – 16:45: A guarnição de serviço foi despachada via Sala de Operações para averiguar uma denúncia de que um indivíduo estaria cometendo furtos e danificando objetos em um local religioso na Avenida João Posser (Gruta Santuário de Lourdes). No local, os policiais militares localizaram o suspeito, um homem, que se encontrava visivelmente alcoolizado e apresentava lesões e escoriações pré-existentes à abordagem. Com ele, foi encontrada a quantia de R$ 17,10 em moedas e cédulas. Durante as diligências, constatou-se que o cofre destinado ao depósito de ofertas estava arrombado. Ao verificar as imagens do sistema de videomonitoramento, foi possível visualizar o indivíduo arrombando o cofre minutos antes, confirmando a autoria do crime. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor, que foi conduzido ao hospital para exame de lesões corporais e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Averiguação / Atitude Suspeita – 19:00: A guarnição de serviço deslocou até a Rua Reinoldo Matte após ligações via Sala de Operações relatando que um indivíduo estaria em atitude suspeita, acionando as campainhas das residências locais. Os policiais militares realizaram buscas minuciosas por todo o perímetro, porém o referido indivíduo não foi localizado, restando a ocorrência sem alterações.

Averiguação / Orientação de Parte – 21:30: A guarnição de serviço foi despachada via Sala de Operações para averiguar um pedido de socorro por parte de uma mulher na Rua Jaboticaba. No local, os policiais militares fizeram contato com a solicitante, a qual relatou ter tido apenas uma discussão com seu companheiro e que ligou para a Brigada Militar no calor do momento. A cidadã não apresentava nenhuma lesão aparente e manifestou expressamente que não desejava realizar qualquer tipo de registro policial. Diante disso, a guarnição prestou as devidas orientações a respeito dos direitos assegurados pela Lei Maria da Penha, contudo, a mesma reiterou sua decisão de não registrar o fato, sendo a ocorrência encerrada no local.

Averiguação / Disparo de Alarme – 21:45: A guarnição de serviço foi despachada via Sala de Operações para averiguar o disparo de um alarme em uma agência bancária localizada na Avenida Júlio Borella. No local, os policiais militares realizaram a inspeção externa e constataram que não havia nenhuma anormalidade ou indício de crime no interior do estabelecimento. Em contato com um morador das proximidades, este relatou que o equipamento apresentava problemas técnicos desde o dia anterior, disparando sozinho em determinado horário da noite. Como o local não possuía identificação da empresa responsável pela vigilância privada, a ocorrência foi encerrada com a situação sob controle.

Prisão por Furto Arrombamento / Reincidência – 23:30: Duas guarnições de serviço foram despachadas via Sala de Operações para atender uma ocorrência de furto qualificado mediante arrombamento na Rua Saiury Catagiri. No local, em contato com a solicitante, esta relatou que um homem havia arrombado a porta de sua residência e subtraído um bocal com lâmpada. Após o fato, o autor foi contido por populares no corredor externo do imóvel. Ao ser abordado, o indivíduo apresentava visíveis sinais de embriaguez alcoólica e ferimentos na face e na perna esquerda. Foi constatado que a fratura na perna ocorreu no momento em que o autor tentou fugir pulando de uma janela de aproximadamente 5 metros de altura. Foi acionada a equipe de socorro, que prestou os primeiros atendimentos e conduziu o homem ao hospital, onde permaneceu internado sob custódia. Constatou-se que o indivíduo possui extensa ficha criminal, incluindo uma prisão em flagrante por furto arrombamento a um templo religioso e diversas tentativas de invasão a outros condomínios e apartamentos, fatos estes ocorridos todos no mesmo dia. O caso foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/ocorrencias-da-brigada-militar/45556
Copiar URL Compartilhar