Principal 20/03/2026

Outono começa com temperaturas acima da média no Sul do Brasil

Meteorologista Estael Sias destaca calor predominante e chuva irregular no Rio Grande do Sul


O outono começa nesta sexta-feira (20/03), às 11h45, e a estação marca a transição entre o calor do verão e a chegada do frio. A Rádio Vang FM ouviu, durante o programa Espaço Plural, a meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, sobre a previsão para a estação no Sul do Brasil. Segundo ela, especialmente no Rio Grande do Sul, a tendência é de um período com bastante variação no clima.

Neste início de estação, o Oceano Pacífico está em condição de neutralidade, ou seja, sem a atuação de El Niño ou La Niña. No entanto, há sinais de mudança: as águas próximas à América do Sul estão mais quentes, indicando a formação de um chamado El Niño costeiro, que pode ganhar força nas próximas semanas. A previsão é de que, ao longo do outono, esse aquecimento avance e dê origem a um El Niño clássico entre maio e junho, o que pode influenciar diretamente o clima no Sul do país.

Na prática, o que isso significa? A MetSul Meteorologia indica que o outono deve ter temperaturas acima da média no Centro-Sul do Brasil. Ou seja, o frio até vai aparecer, mas em períodos mais curtos. Não deve ser um outono de frio prolongado.

Mesmo assim, episódios de frio mais intenso podem ocorrer, especialmente a partir da segunda metade de abril. Já em maio e junho, aumentam as chances de madrugadas frias, com possibilidade de geada em algumas regiões. Outro destaque típico da estação no Sul é a grande variação de temperatura ao longo do dia.

Além disso, o outono costuma trazer mudanças bruscas no tempo. A passagem de frentes frias pode derrubar rapidamente a temperatura, com a chegada de ventos fortes, como o minuano, bastante comum no Rio Grande do Sul. Também aumenta a frequência de ciclones extratropicais no litoral, que podem provocar rajadas de vento acima de 80 ou até 100 quilômetros por hora, além de ressaca do mar e transtornos.

Em relação à chuva, o cenário também exige atenção no Sul. A previsão indica um início de estação com períodos de tempo seco intercalados com chuva irregular. Mas, ao longo do outono, a tendência é de aumento nos volumes de precipitação. A partir de junho, cresce o risco de episódios de chuva mais intensa, que podem causar alagamentos, cheias de rios e até enchentes. Mesmo sendo uma estação com menos temporais, o risco de eventos severos não está descartado, especialmente na passagem de frentes frias.

Resumindo: o outono no Sul do Brasil deve ser marcado por calor acima da média, frio mais pontual, mudanças rápidas no tempo e aumento da chuva na segunda metade da estação.

A entrevista completa pode ser acessada no canal da Vang FM no YouTube, pelo link.

Foto: Rosinara Ferreira.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/outono-comea-a-com-temperaturas-acima-da-media-no-sul-do-brasil/44839
Copiar URL Compartilhar