A Prefeitura de Passo Fundo anunciou, nesta terça-feira, os nomes dos alunos Embaixadores da Missão Cidade Educadora 2026 e apresentou oficialmente o próximo destino internacional do programa, que será Medellín, na Colômbia. A missão conecta, todos os anos, estudantes da rede municipal a experiências de intercâmbio de conhecimento em centros globais que compõem a associação de cidades educadoras.
A atividade foi conduzida pelo secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, que recebeu autoridades, diretores, professores, estudantes finalistas, famílias e parceiros institucionais em um encontro de celebração e reconhecimento. Em sua fala de abertura, ele destacou o sentido maior do projeto. "A Missão Cidade Educadora é um movimento que transforma. É sobre permitir que nossos estudantes ampliem horizontes, conheçam outras realidades e tragam de volta ideias que possam inspirar políticas públicas e fortalecer a nossa rede. Hoje, celebramos os que já viveram essa experiência e damos as boas-vindas à nova geração que carregará essa bandeira em 2026", declarou o secretário.
O prefeito Pedro Almeida destacou o orgulho da administração municipal na consolidação de uma política pública que coloca Passo Fundo no mapa internacional da inovação educacional, e também reforçou que o programa seguirá sempre com foco no protagonismo dos alunos e na formação integral. "A Missão Cidade Educadora já é uma marca da nossa cidade. É um investimento que transforma vidas, que amplia expectativas e que mostra ao país que a escola pública pode, e deve, oferecer experiências de excelência. Tenho orgulho de ver nossos estudantes representando Passo Fundo no mundo e levando consigo o melhor da nossa gente", afirmou.
Os Embaixadores 2025 — Alexandra Passos (EMEF Santo Agostinho), Arthur Bauermann Ramos (EMEF Urbano Ribas), Isadora Terre Gomes e Luisa Passos Gasparin de Barros (EMEF Zeferino Demétrio Costi), e Rafaella Machado Monteiro (EMEF Arlindo Luiz Osório), receberam uma homenagem do Executivo Municipal. Eles subiram ao palco, acompanhados dos professores, representando a trajetória vivida na missão que, em 2025, teve como destino a cidade de Bruxelas, na Bélgica.
Na sequência, foi reconhecido o trabalho das escolas privadas que, ao longo do ano, elaboraram os Hackathons educacionais — Instituto Redentorista Menino Deus, Colégio Marista Conceição, Colégio Bom Conselho e Integrado UPF — e das empresas parceiras Be8 e RazaoInfo, ambas certificadas com o Selo de Parceiro da Cidade Educadora 2025. Para o secretário, a construção coletiva é determinante: "Uma Cidade Educadora só existe quando a comunidade se une em torno do propósito de formar pessoas. O projeto é público, mas a missão é de todos nós", reforçou.
Os participantes assistiram a um vídeo institucional que revisitou as três missões já realizadas — Barcelona (2023), Genebra (2024) e Bruxelas (2025) — mostrando o impacto da vivência internacional na formação acadêmica, cultural e cidadã dos jovens selecionados, e que revelou o destino da Missão Cidade Educadora 2026.
A escolha de Medellín, na Colômbia, se deve ao fato de que a cidade se consolidou como referência global em inovação e inteligência urbana, inspirando novas formas de pensar e construir o futuro das cidades, ao mesmo tempo em que expressa, em cada bairro e iniciativa, o poder da educação para transformar realidades. Ao longo dos anos, Medellín reinventou seus espaços, colocou as pessoas no centro do processo e converteu desafios em potência criativa, tornando-se um exemplo vivo de inovação urbana e social. Mais do que destino, Medellín é lição: um laboratório de educação cidadã onde tecnologia, cultura e participação se encontram para mostrar ao mundo novas formas de construir cidades mais humanas, inclusivas e cheias de esperança.
O momento mais aguardado do evento foi o anúncio dos novos Embaixadores da Missão Cidade Educadora 2026. Após a apresentação dos critérios de seleção e um resgate das edições anteriores, os vencedores foram chamados por área do conhecimento — Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática — recebendo o troféu das mãos do prefeito Pedro Almeida e dos Embaixadores 2025.
Os quatro estudantes permaneceram no palco até o encerramento da revelação, que terminou com o anúncio do quinto integrante da equipe: o Aluno TOTB, responsável pelo destaque no processo de gamificação promovido ao longo do ano. Logo depois, também foi entregue o prêmio à escola vencedora da Gamificação 2025, reforçando o incentivo à participação qualificada dos educandários da rede.
Embaixadores 2026
Linguagens
EMEF GEORGINA ROSADO
Melany Luiza Moraes Vinoski
Matemática
EMEF NOTRE DAME
Estevão Monteiro Bledoa da Silva
Ciências da Natureza
EMEF BENONI ROSADO
Mauricio Borges Ribeiro
Ciências Humanas
EMEF ROMANA GOBBI
Valnise Aide
Gamificação EMEFs
EMEF ARLINDO DE SOUZA MATTOS
Murilo de Souza Daré