Principal 27/11/2025

Passo Fundo integra estudo nacional da vacina contra a dengue

Instituto Méderi foi um dos centros responsáveis pela pesquisa clínica desenvolvida pelo Butantan


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu a análise técnica da Butantan-DV, primeira vacina contra a dengue desenvolvida integralmente no Brasil, e estabeleceu um Termo de Compromisso com o Instituto Butantan para monitoramento e apresentação de dados adicionais até o registro definitivo.

O avanço nacional tem participação direta de Passo Fundo. O Instituto Méderi integrou um dos estudos clínicos com a vacina, que envolveu mais de 16 mil voluntários em todo o país. O médico do Instituto Méderi, Julio Stobbe, foi o profissional responsável por monitorar e realizar o acompanhamento do estudo e dos tratamentos dos pacientes. 

De acordo com a diretora do Instituto Méderi, Keyla Deucher, a atuação posiciona o município como referência regional em ciência aplicada, contribuindo para uma solução estratégica em um dos principais desafios epidemiológicos do Brasil. “A integração de Passo Fundo neste estudo reforça nossa vocação para a pesquisa científica e inovação, e nos coloca ao lado dos grandes centros que desenvolvem conhecimento de impacto nacional e internacional. A participação dos voluntários passo-fundenses é motivo de orgulho para toda a comunidade e evidencia o quanto nossa região pode contribuir para avanços em saúde pública. Ainda, nossos voluntários tiveram acesso antecipado à vacina e hoje se encontram imunizados”, reitera.

A Butantan-DV é uma vacina tetravalente, com proteção para os quatro sorotipos do vírus da dengue, e será aplicada em dose única em pessoas de 12 a 59 anos. Segundo a Anvisa, o imunizante apresentou eficácia global de 74,7% contra a dengue sintomática, além de um bom perfil de segurança, com eventos adversos leves ou moderados, como dor de cabeça, exantema e fadiga.

Próximos passos

Com a etapa técnica finalizada, o Ministério da Saúde já indicou que a vacina poderá ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) após a conclusão dos trâmites regulatórios. A expectativa é que o imunizante esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026, conforme a capacidade produtiva do Instituto Butantan.

O Termo de Compromisso firmado com a Anvisa prevê monitoramento contínuo, apresentação de dados complementares e acompanhamento pós-mercado, garantindo segurança e eficácia no uso ampliado da vacina.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/passo-fundo-integra-estudo-nacional-da-vacina-contra-a-dengue/44135
Copiar URL Compartilhar