Principal 06/11/2025

Pesquisa da Acim revela aumento no ticket médio e perfil mais exigente do consumidor

Dados do


A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Marau – Acim apresentou, na noite de quarta-feira (5), os resultados do Termômetro de Vendas, pesquisa realizada em parceria com a Faculdade Fabe. O levantamento tem como objetivo compreender o perfil e o comportamento de consumo em relação às compras de Natal, e orientar os empresários na elaboração de estratégias de venda.

O encontro, realizado na sede da ACIM, reuniu associados e destacou dados importantes sobre o poder de compra da população. Segundo a pesquisa, 92% dos entrevistados residem em Marau e 8% são oriundos de municípios vizinhos. A maioria dos respondentes (63%) são mulheres, público que, segundo o estudo, concentra grande parte das decisões de compra natalinas.

O ticket médio estimado para este ano é de R$ 545, valor que representa um aumento em relação a 2024. Outro dado mostra que 90% dos participantes estão empregados ou são empregadores, e 60% possuem ensino superior em andamento ou concluído. “Isso mostra que o público é de alto grau de instrução. Então, precisamos de mão de obra qualificada, pois o consumidor está cada vez mais exigente e bem informado sobre o produto que vai adquirir”, avaliou a 2ª Secretária da Diretoria da ACIM, Patrícia Alberti Ussami. 

Para a diretora do Departamento do Comércio, Júlia Beneduzzi Jachetti, os resultados são ferramentas importantes para os empresários. “Esses dados permitem planejar melhor as compras, definir estratégias de marketing e entender o comportamento do consumidor, se prefere pagar à vista ou parcelado, quanto pretende gastar, entre outros fatores. Assim conseguimos ser mais assertivos nas ações”, explicou.

Patrícia Ussami também ressaltou a importância da análise dos resultados para acompanhar a evolução do consumo. “O comportamento do consumidor muda conforme as gerações e a cada ano. Com essas pesquisas, conseguimos acompanhar essas transformações e negociar de forma mais estratégica com os fornecedores”, afirmou.

Adesões estão abertas para a Campanha Natal Premiado

Uma novidade deste ano é o lançamento da Campanha Natal Premiado, iniciativa que busca fortalecer o comércio local e incentivar as compras em Marau. Podem participar empresas de todos os segmentos, como lojas, mercados e farmácias, até o dia 14 de novembro. A cota padrão, no valor de R$ 250,00, dá direito a 500 cupons para distribuição aos clientes. Já a cota dupla, de R$ 400,00, oferece 1.000 cupons. A entidade sugere que o comércio utilize o ticket médio de R$ 100,00 por cupom como referência.

O sorteio dos prêmios acontecerá no dia 6 de janeiro de 2026, com transmissão ao vivo pela ACIM. Os vencedores receberão vales-compra que deverão ser utilizados exclusivamente nas empresas participantes.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Outras Imagens:

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/pesquisa-da-acim-revela-aumento-no-ticket-medio-e-perfil-mais-exigente-do-consumidor/43987
Copiar URL Compartilhar