Principal 28/03/2024 18:32

Policiais ambientais participam de treinamento sobre animais silvestres na UPF

A ação buscou orientar os policiais que fazem a apreensão e resgate de animais silvestres


Policiais do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar participaram, na terça-feira (26), do primeiro módulo do treinamento sobre manejo de animais silvestres. A ação é resultado de uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo, por meio do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas), o Primaves e a Promotoria de Justiça de Passo Fundo. A formação ocorreu no auditório do Hospital Veterinário, Campus I da UPF.

O treinamento foi dividido em duas etapas: na parte da manhã, o conteúdo foi teórico, e durante a tarde os profissionais tiveram uma atividade prática de treinamento de captura com répteis, aves e mamíferos. A coordenadora do Geas/UPF, professora Me. Michelli Westphal de Ataíde, destaca que a iniciativa busca unir forças para obter um resultado de sucesso com os animais de reabilitação.

Durante a abertura do encontro, o promotor de justiça Paulo Cirne destacou que o Ministério Público é parceiro da ação.

Segundo o capitão Thobias Dal Ponte, comandante da 1ª Companhia Ambiental de Passo Fundo do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, que abrange 239 municípios do estado, o treinamento foi importante para a atuação dos policiais militares quando se depararem com uma ocorrência envolvendo animais silvestres. "No nosso batalhão, nós compramos dois kits de resgate de animais silvestres. E o que faltava para nossos policiais militares era o treinamento de hoje. Essas experiências e esses conhecimentos adquiridos aqui, com certeza, irão trazer uma melhor prestação de segurança pública", comentou.

O treinamento contou com a participação do gestor do Primaves, Luizandro Ferrari, e a presença do coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Dr. Carlos Bondan.

Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/policiais-ambientais-participam-de-treinamento-sobre-animais-silvestres-na-upf/39268
Copiar URL Compartilhar