Principal 27/04/2026

Procissão de São Jorge e Ogun reúne fiéis em Marau

Evento celebrou a cultura afro-brasileira e homenageou agentes de segurança


A Associação Cultural Afro-umbandista Ilê Iansã (ACAIIO) realizou no sábado (25/04), a 2º Procissão a São Jorge e Ogun. A atividade iniciou ainda pela manhã, com os fiéis vestido branco indo em direção à Praça Dr. Elpídio Fialho, onde ocorreu um ato no altar da pátria com a presença de autoridades.

O objetivo conforme explicou o Presidente da ACAIIO, Ezequiel de Oliveira Rodrigues, foi promover o respeito, a valorização e o conhecimento da cultura africana, fortalecendo a identidade cultural e a união entre seus membros e a comunidade.  O evento integrou o calendário oficial dos 70 anos de Marau e ainda homenageou os agentes de segurança do município.

Após os atos na Praça central, o grupo retornou ao Ilê, onde realizou a tradicional feijoada de São Jorge e Ogun e cerimônias religiosas com doações de alimentos.

Sobre São Jorge e Ogun

O Sincretismo (Jorge + Ogum): São Jorge é um santo católico, enquanto Ogum é um orixá africano cultuado na Umbanda. Durante o período da escravidão, os africanos escravizados associaram Ogum a São Jorge para manter seu culto escondido sob a fachada do catolicismo.

Ambos são vistos como guerreiros, protetores, senhores do ferro, das armas e da coragem. São Jorge é frequentemente representado montado em seu cavalo com uma lança enfrentando o dragão, simbolizando a luta contra o mal, enquanto Ogum é o orixá que abre caminhos e é considerado o senhor da Civilização. 

Foto: Henrique Henicka

 

 

 

Outras Imagens:

Link da notícia: https://www.vangfm.com.br/noticia/procissao-de-sao-jorge-e-ogun-reune-fieis-em-marau/45101
Copiar URL Compartilhar