O Return Film Festival encerrou mais uma edição de sucesso, levando cinema, emoção eboas histórias para o público de Marau e Carazinho. Realizado pela Return Projects, especialista em projetos de impacto social, o festival promoveu sessões de cinema gratuitas e acessíveis, reafirmando seu compromisso com o acesso à cultura e à inclusão por meio da sétima arte.
Ao todo, cerca de 3 mil pessoas foram impactadas pelas atividades do festival, que aconteceram entre os dias 24 e 26 de outubro em Marau e 30 de outubro a 1º de novembro em Carazinho.
As sessões foram realizadas em espaços públicos ao ar livre, como o Parque Municipal de Marau e a Praça Central de Carazinho, além de ações educativas em instituições de ensino, como a APAE de Marau e as EMEFPiero Sassi e EMEF Patronato Santo Antônio, em Carazinho. As ações contaram com o apoio das prefeituras e das secretarias municipais de Cultura e Educação.
O evento reuniu crianças, jovens e adultos, em um ambiente acolhedor que celebrou a convivência e o poder transformador da cultura. Todas as sessões contaram com audiodescrição, tradução em Libras, espaço reservado para cadeirantes e monitores especializados, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência e reforçando a proposta de um cinema verdadeiramente para todos.
“O Return Film Festival é mais do que um evento de cinema. É um convite ao encontro, à troca e à inspiração, aproximando as pessoas da cultura e do lazer de forma democrática e gratuita”, destaca a equipe da Return Projects.
Realização: Return Projects
Patrocínio: CS Metal, Cerealista Osmar Ferlin, Purificata, Tecno Tri, GSI e Movix Lei Federal de Incentivo à Cultura Ministério da Cultura e Governo do Brasil — do lado do povo brasileiro