Nesta terça-feira, 28 de outubro, às 15h30min, o governador Eduardo Leite detalha, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, o plano de investimentos de R$ 12 bilhões e o cronograma das concessões dos Blocos 1 e 2 de rodovias estaduais. O anúncio é crucial para a melhoria da infraestrutura, especialmente após os recentes eventos climáticos no estado.
O plano visa delegar a operação e ampliação de trechos rodoviários à iniciativa privada por 30 anos, mediante cobrança de pedágio, visando aliviar o caixa estadual.
O Bloco 1 abrange rodovias de alto tráfego nas regiões Metropolitana, Serra e Litoral Norte. Inclui trechos como ERS-020, ERS-040, ERS-118 (com duplicação prevista) e a planejada ERS-010. Atualmente, está em fase de modelagem e próximo à consulta pública. O pedágio em eixos metropolitanos é o ponto mais sensível, gerando debates sobre o impacto nas tarifas e no custo de vida. Será adotado o sistema free flow (sem cancelas).
O Bloco 2 concentra-se em estradas estratégicas para o escoamento da produção e para a ligação entre o Vale do Taquari e a Região Norte, como ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-324 e RSC-453. O investimento previsto é de R$ 5,8 bilhões, incluindo 174,5 km de duplicações. O projeto foi ajustado após consulta pública, onde 60% das 390 contribuições pediam redução tarifária, e aguarda análise do TCE. Para viabilizar tarifas mais baixas e a reconstrução de estradas afetadas pelas enchentes, o governo anunciou um aporte de R$ 1,5 bilhão do FUNRIGS. O subsídio levanta questionamentos sobre a transferência do risco inicial do projeto para o Tesouro Estadual.
A coletiva deve focar em apresentar um cronograma robusto, fundamental para garantir à população e ao mercado que os R$ 12 bilhões prometidos resultarão, de fato, em estradas seguras, eficientes e com tarifas justas.
Foto: Gustavo Mansur/Secom